Para que serve o BCAA

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Os atletas já estão acostumados a ouvir este nome: BCAA. A onda por um corpo mais fitness e músculos mais torneados estão fazendo das academias e dos suplementos um sucesso absoluto. Isto porque os suplementos, por sua vez, fornecem ao organismo, nutrientes que o próprio corpo não produz, que é o caso do BCAA, composto por uma cadeia de aminoácidos que são essenciais para o treinamento intenso, inclusive para quem quer ganhar a massa muscular.

Os aminoácidos são responsáveis pela recuperação da fadiga e lesão muscular provenientes de treinos intensos em que há um gasto energético muito grande.

Para que serve o BCAA? Qual a sua função?

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O BCAA serve para o músculo retirar energia desses aminoácidos em vez da massa magra, criando a estrutura e quebrando células para os músculos crescerem. Para quem quer emagrecer, o uso contínuo de BCAA não oferece nenhuma ajuda para perder peso, com exceção de você estar fazendo uma dieta balanceada e treino para secar a barriga.

Entretanto, o objetivo principal do BCAA é recuperar lesões musculares durante o treino, porque os músculos trabalham muito e precisam de nutrientes para abastecer o organismo. Assim, o BCAA fornece essa energia. Além disso, o BCAA estimula mais intensamente a produção de insulina, a qual promove a construção dos músculos, por ser considerada a matéria prima energética mais eficaz na manutenção e absorção dos próprios aminoácidos. Os aminoácidos presentes no suplemente BCAA são: Valina, Leucina e Isoleucina.

Indicação e efeitos colaterais do BCAA

Os efeitos colaterais referentes ao BCAA não foram indicados, porém o recomendado é consumir a dose certa para não sobrecarregar o organismo. Por isso a importância de conversar com um profissional capacitado. Assim, depende do quão intenso é seu treino e qual é o seu objetivo, se é a curto ou a longo prazo.

É comum consumir a quantidade entre 4 a 8 gramas em dois períodos: antes e depois do treino, afinal, se os músculos precisam de nutrientes para gerar energia durante o treino, eles também precisam se recuperar para garantir o melhor desempenho em seguida.

Lembrando que o BCAA não é termogênico, como os outros suplementos são, então, seu efeito emagrecedor é por conta da combinação entre uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Há tantas marcas nacionais quanto internacionais que oferecem BCAA de alta qualidade, por exemplo: Probiótica, IntegralMédica, Optimum. O BCAA é eficiente para diminuir a dor após o treino.

Por conter apenas aminoácidos, o mito do suplemento BCAA reter líquidos é totalmente incorreto, já que ele é responsável pela construção de tecidos. Às vezes, você não precisa consumir BCAA para atingir seu objetivo, por isso a importância de se consultar com um profissional para verificar o seu tipo de corpo, meta e capacidade. Por exemplo, se o seu caso é definir, o BCAA não será o fator principal. O Whey Protein contém nutrientes responsáveis pela tonificação e ganho de massa muscular também. Logo, é preciso verificar as suas necessidades conforme você for traçando seus objetivos.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.