Sintomas da febre zika

0
14

Febre zika, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da chikunguia, é caracterizada com uma infecção, o víruis é manifestado de três a doze dias após a picada.

Em 1947, estudos realizados em macacos, constatou-se que o vírus da febre zika realmente era transmitido pelo aeds aegypty. No Brasil, Bahia e Rio Grande do Norte registraram os primeiros casos de febre zika.

Neste artigo, o Manual de Saúde vai falar dos sintomas dessa doença que rapidamente se espalhou em todas as regiões brasileiras. Os sintomas não são tão fortes como os da dengue, mas se agrupar-se aos sintomas da chikunguia ou a própria dengue  podem ser mortais.

--- continua depois da publicidade ---

Febre, dor de cabeça, manchas na pele, dores nas articulações, diarreia e conjuntivite são alguns dos sintomas causados pelo zika, portanto vamos falar com exatidão alguns deles.

Febre

Febre entre 37,8 e 38,5 e sempre constante já é uma evidência de que a pessoa possa estar com o vírus. Essa febre é uma característica inicial que também pode ser confundida com a dengue, estes sintomas geralmente aparecem dez dias após a picada.

Sempre essa febre virá acompanhada de algum outro sintoma externo, podemos destacar as dores nas articulações que na maioria dos casos acompanha a febre sendo um dos sintomas que mais incomoda os infectados.

Manchas avermelhadas

Essas manchas surgem no corpo do infectado, elas provocam irritações e são mais intensas nos braços, abdome e pernas. Outras doenças têm como sintoma as manchas avermelhadas na pele, porém no caso da zika é diferenciado pela febre variando a 38°.

Dores nos músculos

Aparece acompanhando à febre constante, surge no início da manifestação da doença.

A dor causada pela zika vírus surge primeiramente nas pequenas articulações como mão e pé, podendo ser aliviadas com medicamentos como paracetamol e ibuprofeno.

Enxaqueca

Um dos sintomas mais desconfortáveis é a dor de cabeça, quando o infectado toma um remédio ela não é aliviada por muito tempo, podendo voltar mais forte após algumas horas.

Inflamação na garganta

A inflamação na garganta é um dos sintomas menos intenso, ela pode aparecer nos primeiros dias de infecção.

Estresse físico e mental

Isso acontece como uma forma de proteção há um grande gasto energético e a pessoa sente um cansaço físico e mental, assim ela poderá descansar e se concentrar em combater o vírus.

Apesar de ser uma doença fácil de ser tratada, em alguns casos podem gerar complicações como a microcefalia nos bebês que a mãe foi infectada no período da gravidez. O site Manual de Saúde indica que apresentado o agravamento dos sintomas deve-se ir ao médico o mais rápido possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here