Sintomas de pneumonia

0
26

A pneumonia, uma enfermidade caracteriza pela infecção nos pulmões, ocorre quando um agente infeccioso de instala na região alveolar, podendo ser um vírus, bactéria, fungo etc. Os sintomas são fáceis de serem identificados e devem ser tratados o mais rápido possível por profissionais de medicina. Quando ocorre da infecção fica impossível o sistema respiratório fazer com que o ar tenha contato com o sangue e assim causar a oxigenação. Muitas pessoas confundem os sintomas com gripe e acabam tentando realizar um tratamento caseiro, dificultando a recuperação da vítima.

Ressalta-se que a transmissão da pneumonia não é tão comum como ocorre com a gripe. Não podemos deixar de esclarecer que a pneumonia manifesta-se de diversas formas, podendo ser estruturada de acordo o tipo de agente causador, como relatamos acima. Até agentes químicos podem ser causadores de pneumonia.

Entre os sintomas de pneumonia estão à febre altíssima, dores no corpo, dores localizadas no tórax, tosse, falta de ar, muita secreção de muco amarelado, fraqueza excessiva, falta de apetite, enfim, são diversos os sintomas desta enfermidade.

--- continua depois da publicidade ---

Os sintomas da pneumonia são bem mais fortes que o início de uma simples gripe ou resfriado, trata-se de infecção perigosíssima dos pulmões, que, aliás, se não for devidamente tratada acaba levando a óbito. Muitos de nós já tivemos uma infecção destas em algum momento da vida, mas conseguiu o diagnóstico a tempo, antes de se tornar mais aguda que o normal. Quando identificamos ou pelo menos suspeitamos de uma pneumonia o melhor é correr ao profissional de medicina e tratar-se. Vejamos, deste modo, quais os sintomas, detalhadamente, de uma pneumonia.

Febre alta

A febre alta e constante é o primeiro sintoma de pneumonia, embora esta precisa manter-se acompanhada de outros sintomas para a constatação. A febre ocorre por conta da infecção que se prolifera no sistema respiratório e diminui a imunidade. Casos de febre constante por conta de pneumonia variam de 39° a 40° e podem causar delírios e até convulsões. Desta forma é necessário o devido cuidado, o mais rápido possível.

Dores no corpo

Outro sintoma de pneumonia são as fortes dores no corpo que deixam o paciente completamente sem forças. As dores decorrentes de uma pneumonia conseguem atingir todos os músculos que revertem os ossos, daí tantas dores reunidas.

Outras doenças podem causar dor nos ossos e isso deve ser levado em conta, a Dengue, por exemplo, causa dor nos ossos e febre. Todavia, os demais podem ser decisivos para identificar se realmente trata-se de pneumonia ou outra doença.

Dores localizadas no tórax

Talvez, o principal sintoma de pneumonia seja a dor constante no tórax, pois, caracteriza-se pela incapacidade de locomover-se de forma ágil ou normal, são dores que deixam a vítima da pneumonia completamente sem nenhuma condição física, convalescendo. Diferente das demais enfermidades a pneumonia causa dores generalizadas no tórax em que a pessoa doente não consegue sequer se locomover. Outra enfermidade que se assemelha com o pneumonia neste tipo de dor no tórax é a chikungunya, que, aliás, significa encurvado.

Secreção mucosa e amarelada

Esta secreção nasal, mas que também é expelida pela garganta, trata-se de um dos sintomas que ajuda no diagnóstico da doença. Este muco é produzido por glândulas localizadas abaixo da mucosa nas vias aéreas, de igual modo, alojam-se na parte interna dos pulmões. Sempre que houver febre, dores no corpo e essa secreção mucosa é momento de estar atento, pois, as probabilidades giram em torno de uma famigerada pneumonia. Às vezes uma simples gripe ou resfriado mal curado tornam-se uma pneumonia e poderão trazer os transtornos conhecidos.

Fraqueza excessiva

Devido às dores e demais sintomas da pneumonia a vítima fica numa fraqueza completamente excessiva, aliás, chega a precisar de ajuda para algumas atividades normais, como ir ao banheiro, por exemplo. Essa fraqueza surge e causa uma exaustão muito grande nas vítimas que ficam sem nenhuma condição de ânimo.

Falta de apetite

A falta de apetite, inclusive excessiva, também é uma das características sintomáticas da pneumonia, haja vista, que a vítima fica completamente sem forças para reagir. A fraqueza causada após diversos episódios de vômitos acaba deixando a vítima impossibilitada de ingerir qualquer alimento.

Estes são apenas alguns dos sintomas da pneumonia, mas outros sintomas podem acometer a vítima. Na suspeita da enfermidade procure o mais rápido possível um médico para o devido diagnóstico. A pneumonia é uma enfermidade que só poderá ser diagnosticada através de exame clínico, inclusive com auscultação dos pulmões e com radiografia. O tratamento não exige muitos medicamentos, apenas antibióticos, mas com toda a prescrição. Geralmente a permanência da pneumonia não dura mais que cinco dias. Procure prevenir-se sempre, inclusive cuidando de uma simples gripe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here