Sintomas de anemia

0
15

A anemia é uma doença considerada popular, haja vista, que quase todo mundo tem uma espécie de diagnóstico ao identificar os sintomas da doença. Muitas doenças se assemelham umas com as outras, inclusive os sintomas são parecidos com outros, mas alguns destes sintomas são mais peculiares.

As pessoas mais antigas sempre tinham uma espécie de receita para combater a anemia que passava pelo melaço da rapadura até frutas, legumes e ate gordura de peixe. A verdade é que a anemia é uma doença em que os glóbulos vermelhos do sangue começam a ser escassos e com isso gera a falta de uma proteína que é denominada de hemoglobina.

A função desta proteína, primordialmente, é conduzir oxigênio que por sua vez atuam na nutrição das células. Logo, podemos inferir que a anemia é a falta destas proteínas que vitalizam nosso corpo! Vamos identificar, doravante, quais são os sintomas, além dos que naturalmente já identificamos.

--- continua depois da publicidade ---

Uma pessoa anêmica é facilmente identificada através de sintomas tais como: palidez, fadiga em demasia, anorexia, falta de apetite e disposição para quaisquer atividades físicas. Esses e outros sintomas são facilmente identificados nas pessoas que estão anêmicas. São inúmeros os sintomas, porém, alguns destes vamos relatar detalhadamente e os riscos da anemia.

As vitaminas como substâncias orgânicas são responsáveis pelo controle de nosso metabolismo e fazem com que o organismo atue correta e religiosamente bem. A falta de uma destas vitaminas o ferro faz com que o nível de anemia aumente significativamente. Um dos alimentos que mais possuem ferro é o feijão. Existe um folclore de que pessoas vegetarianas são mais propensas a serem anêmicas, todavia, isso não é verdade.

A carne vermelha, de fato, possui muito ferro e é o que mais oferece a vitamina com maior capacidade de nutrição, todavia, não podemos nos esquecer de que os vegetais são riquíssimos em ferro. É bom ressaltarmos que somente a falta de ferro não é a causa da anemia, mas outras vitaminas também são essenciais.

Palidez

A palidez é um dos sintomas que mais denunciam a respectiva enfermidade e caracteriza-se pela perda de coloração na pele. Devemos frisar que a palidez não é exclusividade da anemia, porém, pode ocorrer devido a infecções causadas por bactérias, problemas cardíacos, pois, os vasos sanguíneos diminuem e retém o fluxo sanguíneo. Mas evidentemente é natural que ocorra palidez devido a problemas de anemia.

Fadiga em demasia

A fadiga em demasia nada mais é que um excesso de cansaço e sensação de falta de ar. Muitas vezes a pessoa anêmica desenvolve esse quadro sem ter realizado atividades físicas ou coisas aparentes que possam justificar o respectivo cansaço. Existem diversos motivos para alguém desenvolver um quadro de cansaço e muita fadiga, são inúmeros problemas, todavia, no caso da anemia a pessoa passa a ficar cada vez mais pálido e sem ânimo algum. Isso se explica pela falta de energias que liberam adrenalina no corpo.

Anorexia

O que mais caracteriza a anorexia é a demasiada falta de apetite onde à pessoa desenvolve lentamente o costume de não se alimentar, sobretudo, as refeições mais importantes. A pessoa anoréxica é extremamente magra e de uma forma doentia pode até se recusar a alimentar-se. Um dos sintomas presente no indivíduo é a anorexia e que pode se caracterizar à medida que a pessoa vai ficando ainda mais anêmico.

Quando ocorre em crianças sintomas ressalta-se que até mesmo a capacidade de aprendizado é reduzida. Quadros de apatia aumenta, são situações em que criança fica muito parada, quase fleumática. Esses sintomas desenvolvem-se com maior frequência em crianças que não possuem nutrientes ricos em sua alimentação.

Quando ocorrem sintomas o melhor a se fazer é buscar a realização de um exame hematológico. Vários indicadores, como o nível de hemoglobina, podem ser um demonstrativo que comprovam estado de anemia. Muitas pessoas que desenvolvem dietas anormais acabam se tornando anêmicas por não valorizarem o valor dos nutrientes no corpo.

O correto em qualquer dieta é buscar a ajuda de um especialista em nutrição e desenvolver um cardápio saudável e que não perde o objetivo pelo emagrecimento. A vida saudável depende de nossas atitudes e de nossa forma de viver, tome atitudes certas e tenha uma vida excelente e livre de complicações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here