Remédios caseiros para tosse

0
33

A tosse sempre vem junto com algum resfriado ou gripe mais forte. Se for alergia ainda, o processo é ainda mais demorado. Tanto a tosse seca quanto a de catarro tem suas particularidades e ambas incomodam os indivíduos, uma vez que irrita a garganta, é difícil de se alimentar direito e o simples ato de tossir já vira uma rotina chata e irritante, ou vai dizer que não?

Até o ato de dormir, com a tosse, pode ser dificultoso, já que se torna difícil engolir a enorme quantidade de saliva produzida. Geralmente, a tosse aparece durante o inverno, em que nosso sistema imunológico está menos protegido por causa do clima agressivo, entretanto, pode aparecer em qualquer estação, principalmente se você se cuida como deveria.

A tosse tende a passar rápido se você utilizar remédios caseiros para aliviar os sintomas e fizer com que eles desapareçam corretamente. Seja para crianças ou adultos, os remédios caseiros que iremos mostrar têm eficácia garantida, porque suas propriedades permitem a cura da garganta por completo.

--- continua depois da publicidade ---

A tosse é uma proteção natural do organismo, a qual pretende limpar as vias respiratórias devido ao acúmulo de sujeita, pó e impurezas que são produzidas quando se tem resfriados, gripes ou até transtornos respiratórios mais graves, como a asma e até câncer (nesse caso, você precisa procurar um médico se a tosse continuar mais frequentemente e constantemente).

Sendo assim, esses remédios caseiros aliviam a tosse rapidamente, podendo ser usados durante todos os dias para ajudar na limpeza das vias respiratórias e, assim diminuir e curar a tosse.

Remédios líquidos e caseiros para a tosse

É muito comum aliviar a tosse com bebidas quentes ou mornas, justamente para anestesiar a região e acalmar as cordas vocais para que o acesso e vontade de tossir sejam diminuídas, provocando maior conforto para falar e passar o dia bem.

Assim, beber uma água morna misturada com uma colher de mel já ajuda a intensificar o alívio. Os chás são ótimos para combater a tosse, inclusive o chá de gengibre com limão tem ação anti-inflamatória, diminuindo a inflamação na garganta e, consequentemente, diminuindo a irritação nas vias respiratórias.

Esse chá pode ser tomado pelas crianças que têm tosse seca, por exemplo, por não apresentar nenhum tipo de efeito colateral perigoso para a saúde respiratória delas.

Já se sua tosse for de catarro, um remédio caseiro muito eficaz é o suco de cenoura com guaco, porque elimina o excesso de catarro, reduzindo a vontade de tossir, principalmente se for uma crise alérgica ou uma gripe forte.

Essa mistura de folhas de guaco com cenoura tem propriedade expectorante, responsável pela diminuição de irritação nos brônquios e nas cordas vocais. Adicione mel e hortelã para intensificar os resultados.

Para que os resultados sejam mais eficientes, esses remédios caseiros podem ser complementares com os remédios receitados por um médico. Só que você deve se consultar para verificar que tipo de caso é o seu. Os remédios caseiros aqui citados podem ser utilizados diversas vezes ao dia para aliviar o desconforto de tossir, independente se a tosse for seca ou de catarro.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.