Remédios caseiros para inflamação na garganta

0
119

Geralmente, a inflamação na garganta é um sintoma da gripe. Em outros casos é porque você gritou ou cantou muito; condições climáticas, em que um dia está muito quente e no outro dia está muito frio; poluição; amidalite; infecções; bactérias, etc.

A inflamação na garganta tende a ser muito irritante, porque dependendo do grau da dor, você é impossibilitado de se alimentar direito e de dormir adequadamente, justamente por causa do pus e da infecção.

Sendo assim, na maioria das vezes as pessoas correm para as farmácias para comprar um medicamente que funcione da noite para o dia, principalmente aquelas pessoas que odeiam ficar doentes.

--- continua depois da publicidade ---

Mas para qualquer enfermidade, há remédios caseiros que ajudam a curar e melhorar o bem-estar do corpo e dos sintomas. Além de ser natural, o remédio é muito fácil de fazer, veja.

Gargarejo

A maioria das famílias brasileiras conhece esse remédio caseiro para inflamação na garganta, não é mesmo? Há muitas receitas, mas a principal delas é misturar um pouco de limão, sal e água. O gargarejo pode ser feito diversas vezes ao dia, porque ajuda a combater a infecção mais efetivamente.

Chás

Os chás são potentes também, principalmente para quem estar com dor de garganta. O chá de gengibre, por exemplo, deve ser tomado várias vezes porque contém propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, aliviando os sintomas e curando a inflamação.

O chá de menta com cravo da índia é outro chá que costuma fazer o efeito muito rapidamente. Sabia que o cravo da índia contém propriedades anti-bactericidas? Isso quer dizer que a inflamação tende a diminuir conforme você o bebe.

Compressa

Outro remédio caseiro é fazer uma compressa morna em torno da garganta, utilizando uma toalha embebida de chá de gengibre, alteia e camomila.

Dicas para melhorar a inflamação na garganta

Você deve manter o corpo em constante hidratação, bebendo muita água durante o dia, justamente para o organismo receber mais forças para combater a inflamação e descongestionar a garganta.

Sua mãe já deve ter falado para não tomar ou comer nada gelado quando se tem inflamação na garganta, correto? Dependendo do caso, você deve beber líquidos gelados para aliviar o desconforto e os sintomas, anestesiando a região. Sorvetes, cubos de gelos (até congelar o chá) são ótimas soluções para ajudar o corpo a eliminar as bactérias da garganta.

Mesmo se o dia estiver muito quente ou estável, procure sempre manter o corpo aquecido para que a inflamação seja combatida mais rapidamente.

Se você tem uma rotina agitada e caótica e a inflamação na garganta apareceu, você deve diminuir essa agitação e de pressa. Quanto mais você descansar, mais o sistema imunológico estará forte.

Antes de dormir, coloque uma bacia d’água embaixo da cama (se você não tiver um umidificador) para a umidade do ar ajudar a limpar a garganta quando você respira.

Cuidado na alimentação: coma as refeições calmamente, evitando alimentos apimentados e gordurosos. Não se esqueça de beber bastante líquido.

Tenha paciência, afinal, a inflamação na garganta tende a demorar um pouco para ir embora. Caso esses remédios caseiros não deem certo, procure um médico para tratar corretamente.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.