Remédios caseiros para azia

0
191

Quando não nos alimentamos bem, o estômago começa a ficar irritado, indicando que algo não está bem, provocando a azia. Quem tem problemas gástricos ou está grávida, é mais comum de ter o sintoma, como se fosse uma queimação no estômago que deixa a gente enjoada, e que às vezes impede que possamos comer algo mais saboroso.

Na maioria das vezes, para tratar a azia, tomamos sal de fruta que tende a proporcionar alívio rápido. Mas, vale ressaltar que se a azia for constante, recomenda-se procurar um médico para descobrir a causa da enfermidade.

Além disso, quem costuma consumir bebidas com álcool ou cafeína em excesso também são afetadas pela azia, tal como as pessoas que se alimentam com ingredientes ácidos ou estufam muito a barriga por causa da gula e não da fome em si.

--- continua depois da publicidade ---

Seja qual for a causa da sua azia, saiba que existem remédios caseiros que podem tratar a queimação de forma eficiente e imediata.

Alimentos que neutralizam ácido no estômago, e, portanto, diminuem a azia.

Limão, bolacha de água e sal, batata crua

Esses três alimentos atuam diretamente na neutralização do ácido do estômago, aliviando imediatamente a azia. O limão deve ser chupado para que o ácido presente na fruta entre em contato com o ácido gástrico.

A bolacha de água e sal serve para absorver o ácido que sobre na garganta, que geralmente fica alojado, aumentando a queimação.

A batata crua também neutraliza o ácido por conta de suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Os três remédios caseiros, aqui citados, podem ser usados durante a gestação por serem naturais, não comprometendo o feto ou a saúde da mãe.

Bebidas que combatem a azia

Há chás e soluções que podem ser feitas para combater e aliviar a azia. Um deles é o chá de hortelã com erva-cidreira, o qual tem efeito calmante e desintoxicante, ajudando a neutralizar o ácido e a sensação de queimação. Beba o chá quando este estiver morno apenas.

Misturar bicarbonato de sódio com água também é uma excelente opção para eliminar a azia imediatamente. Mas, essa solução deve ser bebida em pequenos goles porque atua diretamente no tubo digestivo.

Já ouviu falar do chá de funcho? Ele é muito conhecido para o tratamento de azia, afinal, é responsável por  deixar o estômago mais esvaziado, diminuindo o estufamento e a queimação advinda da azia. Como é um chá natural, o efeito é tranquilo e se a digestão não estiver funcionando corretamente, o chá de funcho pode melhorá-la, garantindo um intestino mais forte.

Outros produtos para aliviar a azia

O simples fato de mastigar um chiclete já combate a azia, uma vez que acalma (e engana) o estômago, principalmente se for de hortelã, que tem propriedades relaxantes.

A banana e as amêndoas também aliviam a azia. O iogurte natural é uma bebida muito apropriada para se consumir nessa hora quando a queimação começa a subir pela garganta.

Evite comer alimentos industriais e muito apimentados quando estiver com azia. Caso o problema persista, consulte-se com um médico especialista.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.