Para que serve o HMB

0
139

O HMB está virando um suplemento muito importante para quem treina intensivamente a musculação, uma vez que esse aminoácido tem como principal ativo evitar o catabolismo após os treinos, fazendo com que a degradação muscular ocorra de forma mais lenta para que o estoque de proteína e de energia continue desempenhando a sua função de aumentar a massa magra e eliminar a gordura presente nos músculos.

O HMB impede, principalmente, a transição da proteína em aminoácido para que o catabolismo não comece no organismo. O objetivo dos atletas é ativar o processo do anabolismo para que o corpo continue queimando a energia (gordura) proveniente do corpo, isto é, o que chamamos de massa gorda.

Aliás, o HMB é uma ótima fonte para regular as sínteses proteicas no organismo, proporcionando uma maior proteção aos nossos músculos e tecidos, uma vez que é inibidor do catabolismo recorrente após a prática de atividade física.

--- continua depois da publicidade ---

É preciso ressaltar que quem pratica atividade física de forma regular e não intensa, apenas para manter o peso, não é indicado fazer uso do HMB, já que você pode encontrar esse aminoácido em alimentos do dia a dia e suprir a necessidade do organismo. Os alimentos que contêm o HMB são aqueles ricos em proteínas também, como o peixe, frutas cítricas, leite e milho, por exemplo.

Se você está se perguntando se há algum efeito colateral se ingerir o HMB, a resposta só será positiva se você ingerir altas doses desse aminoácido de forma exagerada, porque o HMB também contém cálcio e mesmo que esse nutriente seja essencial para o transporte dos nutrientes para o nosso corpo, o seu excesso pode provocar pedras nos rins, por exemplo. Por isso que é recomendável apenas você consumir três cápsulas por dia, sendo uma antes do treino (cerca de 1h30) e as outras duas após o treino (até 30 minutos).

Benefícios do HMB para o organismo

Como já dito, o HMB promove o anabolismo e evita o processo de catabolismo no corpo após a prática de atividade física intensa. Um dos benefícios do HMB é o auxílio na recuperação muscular, para que os tecidos não sejam lesionados ou alterados de forma negativa.

Já que o objetivo é construir e aumentar os músculos, o HMB influencia direto na síntese proteica, facilitando assim a hipertrofia, porque atua no DNA das células. O HMB é conhecido por apresentar resultados mais rápidos que os outros suplementos como o BCAA, por exemplo. Assim, é ainda mais recomendável que você faça uso de outros suplementos para complementar os resultados e garantir uma ótima performance física.

Além desses benefícios, o HMB:

  • Eleva a resistência física, isto é, a força;
  • Elimina a massa gorda, concentrando apenas no crescimento da massa magra;
  • Preserva a musculatura;
  • Protege os tecidos musculares;
  • Aumenta a capacidade física;
  • Melhora o desempenho durante a atividade física;

Percebe-se então que o HMB é um suplemento de grande importância para quem pratica atividade física intensa. Então, o que você acha de experimentar? Converse com o personal trainer e busque melhores orientações sobre o HMB.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.