Como manter os ouvidos saudáveis

0
93

Você tem cuidado dos seus ouvidos? Se nunca parou para pensar nisso antes, saiba que certas atitudes diárias que nem sempre são vistas com atenção, podem fazer com que se perda lentamente a audição, em qualquer idade.

Mas, claro, ninguém quer que isso aconteça, afinal não existe coisa melhor que estar saudável por completo, não é mesmo?

Pensando nisso nós pesquisamos algumas dicas importantes para você saber como cuidar dos seus ouvidos e preservar a sua audição, confira.

--- continua depois da publicidade ---

1 – Cuidado com o uso de cotonetes para limpar os ouvidos

É polêmica essa história do cotonete entre as pessoas, os médicos e etc., mas não é um mito. Limpar os ouvidos com cotonete de forma forçada faz com que a cera seja empurrada para a parte interna deles, aumentando o risco de lesões muito fortes.

Não é errado usar o cotonete, afinal se assim fosse, ele não seria vendido regularmente. O problema está na forma como ele é utilizado e para evitar problemas, limpe seus ouvidos suavemente com cotonete e apenas na parte externa deles.

2 – Não limpe seus ouvidos com cotonete todos os dias

O excesso de limpeza nos ouvidos pode gerar ruptura do tímpano, perda de audição, entre outras coisas, porque, por mais esquisito que seja, a cera é uma secreção protetora e sem ela estaríamos propensos a ter certas infecções desagradáveis no ouvido.

Portanto, limpe seus ouvidos em dias alternados, um dia sim e um dia não, ou espere no mínimo dois a três dias para limpá-los.

03 – Não ouça música no último volume

O ouvido é um dos órgãos mais sensíveis que temos e o som muito alto, por um tempo prolongado pode gerar uma lesão na estrutura auditiva.

Para evitar que isso aconteça, evite colocar músicas no último volume no seu celular, computador, pode até ser tentador ouvir aquela música que a gente adora no último volume, mas isso já foi comprovador por vários estudos e é recomendado por especialistas: não ouça música alto!

O problema não está em ouvir música por muitas horas, mas sempre no seu volume, então tome cuidado e procure dosar isso sempre.

4 – Fique atento às infecções no inverno

As infecções no ouvido podem ser muitas em qualquer estação do ano, porém uma que costuma ser muito comum, inclusive entre as crianças, por conta dos resfriados e da gripe é a otite externa, que ocorre devido ao excesso de água nos ouvidos.

Os principais sintomas são febre, dor muito forte no ouvido, perda de audição momentânea, nariz entupido e secreção, portanto proteja-se: não tome banhos longos, evite contato muito intenso da água com os ouvidos no banho.

E fique atento também para combater uma gripe ou resfriado, agasalhe-se bem, tome chás fortes, é claro que isso não é uma certeza de que não ocorrerá essas doenças, mas são formas de melhorar os seus sistemas de defesa para combatê-las, caso elas ocorram.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.