Malhar com sono reduz o desempenho

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Você anda tendo insônia ou teve uma noite mal dormida, vai para academia e não consegue aproveitar nada ou seu rendimento caiu?

Pois é, isso acontece pelo fato de que quando estamos com sono, nosso cérebro fica alterado, mais lento, por isso é comum ter falta de concentração não só na hora de malhar, como também nas outras atividades diárias, logo malhar com sono pode sim atrapalhar os seus resultados nos treinos.

Mas esse tipo de situação pode ocorrer com qualquer pessoa e foi pensando nisso que elaboramos algumas dicas para que sua saúde não fique prejudicada, se isso ocorrer.

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Confira 5 dicas para aproveitar bem o seu treino:

1 – Malhe nos horários que você tenha bastante disposição

Há pessoas que têm problemas de insônia e outras que simplesmente não conseguem fazer muitas coisas em certos horários e isso tem muito a ver com o relógio biológico e o organismo de cada um. Portanto é importante tentar malhar em horários que você se sinta mais disposto, dessa forma será mais fácil aproveitar o treino.

2 – Alterne o dia das atividades físicas

Se o seu tempo é corrido e não está dando certo de frequentar a academia todos os dias, procure alternar os seus dias, pelo menos ir aos finais de semana, dessa forma será mais fácil aproveitar bem os seus treinos, caso você não esteja conseguindo fazer exercícios físicos todos os dias.

A ideia de fazer exercícios físicos todos os dias é boa, desde que seja feita com acompanhamento e você esteja aproveitando, de nada valerá se você estiver cansado, então mais vale dois dias produtivos de exercícios do que uma semana toda de exercícios feitos e mau aproveitamento.

3 – Evite tomar bebidas que contenham cafeína a noite

Bebidas que contêm cafeína como o café, alguns tipos de chás e bebidas que se vendem em restaurantes, ativam a parte do nosso cérebro que é responsável pela produtividade, e faz com que você fique ligado o tempo todo. Se estiverem adoçadas então, pior ainda, logo evite tomá-las durante a noite.

Segundo nutricionistas, os melhores horários para tomar uma xícara de café são de manhã, a tarde por que sempre bate aquela vontade de cochilar, e no máximo até as cinco da tarde, passou disso ela pode trazer problemas para o seu sono.

4 – Procure uma atividade física mais leve

Há atividades físicas que exigem muito mais disciplina e esforço físico que outras e se o seu sono estiver alterado, atrapalha bastante, mas se você optar por uma caminhada no parque depois do trabalho, de repente fazer uma aula de dança, enfim alguma atividade física que seja mais leve pode ser produtiva, além de dar uma ótima sensação de bem-estar.

5 – Procure um especialista

Caso você esteja com problemas de sono há semanas pode não ser simplesmente um problema de estresse ou de cansaço físico. Às vezes os motivos são outros, podendo ser uma insônia crônica ou algum problema de ordem psicológica, então é sempre bom procurar um especialista para saber a raiz do problema e tratar direitinho.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.