Como malhar evitando lesões

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Ninguém está livre de se machucar, ter algum desconforto, lesão ou algum mal-estar fazendo atividades físicas, porém é possível seguir alguns passos para evitar esse tipo de acidente e fazer a sua atividade diária com foco e tranquilidade.

Saiba como malhar com segurança e evitar lesões com algumas dicas que preparamos para você.

1 – Utilize sempre roupas confortáveis

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Ter uma boa roupa confortável para fazer exercícios físicos é uma das primeiras coisas importantes para malhar com segurança.

Pode parecer uma coisa bem óbvia, mas a roupa faz muita diferença na hora de malhar. O ideal é utilizar roupas com malhas leves, que se ajustem ao corpo, mas ao mesmo tempo tenham elasticidade, como os tecidos dry fit, próprios para fazer atividades físicas, pois fazem com que o suor evapore rapidamente e não atrapalham o treino, como roupas largas ou jeans.

2 – Não subestime o aquecimento

Pular o aquecimento ou achar que é uma bobagem não é uma boa maneira de malhar com segurança e nem de evitar lesões, pois a falta dele pode gerar dores musculares e fazer com que você queira terminar os seus exercícios mais rápidos.

O aquecimento é uma série de exercícios e alongamentos que são feitos antes de malhar, é uma forma de preparação, ele ajuda a manter o “pique” dos exercícios físicos e a também o nível de oxigênio, durante toda a atividade física.

Procure fazer o aquecimento, antes e depois da sua atividade física, entre 5 a 10 minutos, não custa muito tempo e faz bem à beça.

3 – Faça exercícios mais difíceis com equipamentos apropriados

Certas coisas simples fazem toda a diferença para malhar com segurança. Quando for praticar exercícios em máquinas, leve sempre uma toalhinha para secar o rosto e use luvas para fazer exercícios com barras, pois correrá um risco menor de derrapar.

Em exercícios de panturrilha, os cuidados também são necessários, veja se as travas dos pesos estão bem protegidas para não escorregar e evitar tombos.

Outra dica importante é pedir ajuda do profissional da academia ou de algum colega para fazer exercícios de supino, antes ter alguém olhando e estar ali para socorrer, do que os pesos caírem e acontecer um acidente.

E claro, isso não vai acontecer, desde que se tome os devidos cuidados.

4 – Malhe sempre com equilíbrio

Pular exercícios, malhar sem disciplina, sem um alimentação adequada ou em excesso não farão com que as atividades físicas deem o resultado esperado, no mínimo não resultarão em nada, quando os exercícios não forem levado a sério ou será possível ocorrer problemas de saúde, caso os mesmos sejam praticados de uma forma exagerada.

Portanto, a palavra mais importante para malhar com segurança e evitar lesões é equilíbrio!

Faça um plano de exercícios com hora certa, bem alimentado e com um espacinho para a digestão, em torno de uma hora.

Faça exercícios dentro do seu limite e sem excessos. Você pode começar treinando em dias intercalados, um dia sim e um dia não, até a pratica dos exercícios se tornar um hábito.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.