Mitos e verdades sobre a gelatina

0
151

Há vários dizeres sobre a gelatina, há quem diga que ela faz bem para a pele, fortalece unhas, cabelos, ajuda na imunidade e há ainda quem diga que ela não faça tão bem assim, que faz mal à saúde, será?

Afinal, o que é mito e o que é verdade sobre a gelatina? Pesquisamos as perguntas mais comuns que fazem sobre a gelatina para acabar com as dúvidas.

Descubra as respostas na nossa postagem!

--- continua depois da publicidade ---

1 – A gelatina pode mesmo reduzir a celulite?

Mito. O que a gelatina faz é permitir que a pele fique mais elástica, sendo importante para reduzir o envelhecimento da pele, mas não tem ligação direta com a celulite.

2 – Gelatina faz bem para a pele, unhas e cabelos?

Verdade. Ela contém colágeno que é uma das proteínas que beneficiam a pele, as unhas e os cabelos, porém aplicá-la diretamente na pele ou no cabelo é bobagem, não faz efeito nenhum. Ela deve ser consumida em capsula ou em pó.

3 – Gelatina é benéfica para os ossos e cartilagens?

Verdade. O colágeno presente na gelatina ajuda a reforçar os ossos, a cartilagem e os músculos, e pode ajudar a prevenir dores articulares e doenças relacionadas aos ossos como osteoporose, artrose, entre outras.

4 – A gelatina não engorda e é leve?

Mito. Embora ela contenha poucas calorias, se ela for ingerida em excessopode engordar e causar efeitos colaterais bem contrários à leveza, como inchaço, portanto é importante consumí-la em poucas quantidades.

5 – A gelatina pode ajudar o sistema imunológico?

Verdade. Por conter quantidades de prolina, um aminoácido que auxilia a função imunológica, então é possível que o consumo dela ajuda a melhorar infecções e doenças que ocorrem pela falta de imunidade.

6 – Afinal, a gelatina faz bem ou faz mal?

Não dá para saber ao certo até onde isso é um mito ou verdade, porque é um alimento que causa certa polêmica entre os nutricionistas. Há quem defenda e há quem diga que seus benefícios são mitos.

Parte deles dizem que faz bem, que é possível consumir diariamente em torno de dois potinhos por dia e outra parte dos nutricionistas dizem que faz mal por conter muito corante e açúcar em excesso.

Então, como não há uma resposta só, o jeito é dosar a quantidade, comer de vez em quando ao invés de consumir gelatina todos os dias.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.