Exercícios para panturrilha

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A região da panturrilha é a mais difícil de hipertrofiar, afinal usamos os músculos todos os dias ao andar, então, é difícil sobrecarregá-lo, uma vez que já está acostumado a um peso e rotina. Além disso, se os exercícios para as panturrilhas não forem executados corretamente, a exaustão será à toa.

Para que os músculos cresçam é preciso que a série de exercícios seja intensa (mas com poucas repetições) para não ocasionar nenhuma lesão. E, como andamos muito, principalmente por conta desse cotidiano agitado, é preciso intercalar os exercícios com outros membros para que a panturrilha possa descansar em outros dias.

O descanso é essencial para não enfraquecer as fibras musculares, já que elas se encontram destruídas (para hipertrofiar). O segundo passo é manter uma alimentação saudável, regrada de nutrientes fortes para lhe dar energia durante o treino. Aliar a alimentação com os suplementos também deixam os músculos mais saudáveis.

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O que você lerá a seguir serão alguns exercícios recomendados para quem quer engrossar as panturrilhas e definir os músculos da região. Saiba que o acompanhamento apropriado de um personal trainer é obrigatório na hora de executar os exercícios, justamente para evitar alguma lesão ou sobrecarregar um músculo que não necessite ser trabalho.

Avisos importantes sobre malhar as panturrilhas

Existe o que chamamos de genética da panturrilha, em que dependendo da sua herança genética, será mais fácil ou mais difícil treinar a região. (É apenas uma curiosidade!).

Para que você possa treinar a panturrilha, são necessários três atitudes: alongamento, amplitude e repetição. A cada série executada, você deve alongar a panturrilha na hora do descanso, porque assim você fará com que o músculo seja estimulado a crescer. As repetições são importantes se você variar a carga e o número de repetições. Um dia você treina mais leve, fazendo mais repetições; no outro, com uma carga máxima, faça poucas repetições; e assim por diante. Já a amplitude serve para você alcançar um movimento diferente do calcanhar.

Na academia, ao realizar exercícios para a panturrilha, é preciso descer e levantar o calcanhar em sua total amplitude para movimentar os músculos corretamente, executando a ação em sua totalidade.

Exercícios mais conhecidos para a panturrilha

Observação: Antes de realizar qualquer atividade física é necessário o alongamento por toda a extensão corporal.

Máquina de leg 45°

Para realizar esse exercício você deve manter as pontas nos pés no apoio do equipamento. Estenda os joelhos (não totalmente, até o quase bloqueio). Impulsione os pés para que fique um movimento de frente e trás, não se esquecendo de manter o tornozelo na posição neutra.

Sentado ou em pé

Você pode fazer esse exercício tanto em pé quanto sentado. Basta ficar nas pontas dos pés e descer os pés, repetidamente. Você pode controlar a distância dos pés e a flexão. O importante é sentir a panturrilha e mais nenhuma região. Sendo assim, toda a força deve vir da panturrilha.

Na hora de qualquer atividade física em uma academia, procure por orientação de um personal trainer qualificado que possa lhe ajudar.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.