Exercícios para ombros

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A maioria dos homens busca tonificar os músculos das costas, inclusive os ombros, justamente para definir a região e fortalecer os músculos superiores. Há alguns exercícios específicos para ajudar a manter a boa forma e hipertrofiar os ombros.

Para que você encontre resultados melhores, é indicado aliar o exercício físico com uma alimentação equilibrada e rica em proteína e, acima de tudo, carboidrato para lhe fornecer energia durante o treinamento. Sendo assim, o objetivo do artigo hoje é mostrar alguns exemplos de exercícios para os ombros. Lembrando que os melhores exercícios que fortalecem os ombros são aqueles que estimulam as fibras musculares. E para quem pensa que os exercícios são difíceis, estão muito enganados, veja.

Os exercícios mais conhecidos para os ombros são:

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  • Rotação Interna
  • Rotação Externa
  • Elevação lateral apoiado
  • Levantamento frontal com cabo
  • Levantamento frontal com barra
  • Elevação frontal com halter
  • Desenvolvimento com barra
  • Desenvolvimento com halter
  • Desenvolvimento Arnold
  • Elevação lateral com cabo – inclinado
  • Elevação lateral com halter – inclinado
  • Crossover invertido
  • Crucifixo invertido com halter
  • Remada alta

Utilizar barras ou halteres nos exercícios para os ombros? 

A grande dificuldade entre os atletas é verificar qual a melhor opção em treinar os ombros utilizando barras ou halteres. Enquanto a barra permite sempre que você mude de carga ao mesmo tempo em que não oferece risco quase nulo de lesão, o uso de halter não permite o uso de carga elevada. Além disso, é mais recomendável utilizar barras, aqueles indivíduos que não sofreram nenhuma lesão no músculo do ombro, uma vez que o movimento realizado promove maior aumento das fibras musculares, treinando mais intensamente essa região.

O uso dos halteres, por outro lado, deverá ser por aqueles que já sofreram lesões ou não se acostumaram com as barras.

Dicas para malhar os ombros

Os melhores exercícios da lista são: crucifico inverso com halteres, elevação lateral com halteres (ou barras), desenvolvimento Arnold, desenvolvimento com halteres e desenvolvimento com barras. Todos esses exercícios conseguem proporcionar resultados satisfatórios na região dos ombros.

Mesmo que o seu objetivo seja apenas treinar os ombros e tonificar esses músculos em especial, o peito é uma região que precisa ser fortalecida igualmente para aguentar a carga e ajudar na respiração durante o treinamento. Por isso, você pode escolher treinar o peito junto com o treino do ombro, isto é, no mesmo dia, ou pode treinar afastado, evitando lesões e fadiga muscular.

Cuidado com as repetições realizadas em cada série. O ombro é como um músculo qualquer que também exige atenção. Então, não se deve fazer mais que 15 repetições a fim de evitar lesões. É necessário conhecer os limites do corpo para não sobrecarregar os músculos. Sendo assim, a sua evolução deve ser gradativa.

Para os exercícios dos ombros, recomenda-se não utilizar aparelhos, muito menos equipamentos, como as cordas, uma vez que apenas as barras e os halteres podem trazer benefícios aos músculos. A exceção vai para aqueles que sofreram algum tipo de lesão e estão impossibilitados e impedidos de utilizar ou a barra ou o halter.

Não se esqueça de hidratar bem o corpo durante a prática.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.