Exercícios para bíceps

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Aumentar os bíceps pode ser uma tarefa complicada, uma vez que é necessário que todos os músculos da região trabalhem juntos para conseguir hipertrofiar a região. Há três aspectos que você precisa considerar ao fazer exercícios para os bíceps: alimentação equilibrada, suplementação e exercícios de alta intensidade. A grande vantagem dessa região, é que podem ser feitas repetições com carga pesada para que os bíceps possam ser trabalhados corretamente.

A melhor forma de evitar que apareçam lesões durante o treinamento para os bíceps, é se aquecer antes, fazendo alongamentos e exercícios de baixa intensidade para deixar o corpo preparado. Hidratar-se bem, bebendo água ou suplemento, e não começar qualquer atividade física com estômago vazio são dicas básicas que qualquer atleta deve ter em mente.

O grande erro dos atletas iniciantes é não saber executar corretamente os exercícios para os bíceps (principalmente os de rosca), uma vez que tem uma posição específica para não prejudicar os músculos. Então, você deve pedir ajuda a um personal trainer com o objetivo de aprender a executar corretamente o exercício.

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Com essas dicas, tenha paciência e não tenha pressa em construir bíceps fortes e grossos. Aprenda primeiramente e sempre tenha perto de você um profissional adequado que saiba lhe orientar em outros treinamentos.

Se você quer aprender quais exercícios são essenciais para construir e hipertrofiar um bíceps forte, confira a lista aqui abaixo.

  • Rosca Scott
  • Rosca no aparelho
  • Rosca direta com halter
  • Rosca direta com barra
  • Rosca concentrada
  • Rosca com cabo
  • Barra com mão fechada (voltada para você)

A barra com mão fechada é o principal exercício que você deve fazer justamente para a região dos bíceps. Afinal, o objetivo do atleta, nesse caso, é dar volume e destruir os músculos para hipertrofiar. Assim, esse exercício traz ótimo desempenho para os bíceps. É um dos exercícios obrigatórios na hora do treinamento.

Enquanto isso, a rosca direta ajuda na construção dos músculos do bíceps, por isso mesmo que é indicado realizar esse exercício antes de todos os outros, justamente para aquecer a região e deixá-la preparada para as outras séries. A rosca direta é o único exercício em que as cargas podem ser mudadas, aumentando a intensidade e o foco, logo, a importância é muito grande. Você deve prestar atenção na execução e dar prioridade à esse exercício.

Caso você queira alternar exercícios, a própria rosca alternada é uma garantia que os bíceps não fiquem assimétricos um com o outro, garantindo assim, a total assimetria dos braços, uma vez que você focará sua força em cada um, individualmente. Já o exercício da Rosca Scott pode ser feito no final da série, como última parte do treino.

Você deve ter muito cuidado ao fazer exercícios para os bíceps, porque se você errar na execução poderá sofrer graves lesões e até estar impossibilitado de voltar a treinar com certos aparelhos e equipamentos, como as barras e os halteres.

Sendo assim, tome cuidado. E, já sabe: alimente-se bem, tendo uma dieta rica em nutrientes essenciais para lhe dar energia extra.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.