Exames recomendados a quem vai malhar

0
35

Quando se começa qualquer atividade física, você precisa ter muito cuidado com o seu bem-estar e sua saúde. Muitos casos estão acontecendo onde pessoas estão realizando atividades físicas sem acompanhamento de um personal ou sem orientações médicas e acabam desenvolvendo lesões, condições físicas complicadas e até problemas de saúde.

Mesmo que as pessoas tenham uma vida extremamente agitada e querem fazer exercícios físicos, não pode fazer de qualquer jeito, é preciso de uma orientação médica para você verificar se tudo está bem com você.

Por exemplo, imagine que você vá começar a praticar caminhada e corrida todos os dias. Só que você repara que fica com muita falta de ar, entretanto, não para de correr. Uma hora você pode ter até parada cardíaca se você não se preocupar com esse pequeno sintoma. Aí chega ao médico e você acaba descobrindo uma condição de saúde que você nem sabia que tinha porque se desenvolveu com essa atividade física, porque você não tinha resistência física para aguentar a carga.

--- continua depois da publicidade ---

O mesmo vale para a musculação. Então, antes de começar a malhar, faça os exames de rotina para você conhecer melhor o seu metabolismo e capacidade.

Porém, você sabe quais são os exames recomendados a quem vai malhar? Você sabia que, dependendo da sua idade, os exames mudam? Vejamos.

Exames para quem vai malhar, de acordo à faixa etária

5 a 10 anos

Para essa faixa etária, o exame cardiológico é essencial para detectar possíveis condições cardíacas. Até mesmo o ecocardiograma é recomendado se, na família, existir casos de doenças cardíacas.

Muitas pessoas pensam que é muito cedo para as crianças praticarem esportes, entretanto, é uma das atividades mais prioritárias que poderiam existir, porque ajuda a combater a obesidade, melhorar a capacidade respiratória e do coração e fortalece os ossos.

15 a 20 anos

Para essa faixa etária, a complementação dos exames vem com o teste ergométrico, um exame que testa a sua capacidade respiratória e cardíaca diante de esforço. O eletrocardiograma e o ecocardiograma são essenciais também. Como nesta faixa etária há mudanças hormonais, o ganho de peso é normal.

30 a 40 anos

Além dos exames acima, dos 30 aos 40 anos é essencial que você complemente com estes aqui: perfil lipídico, composto no hemograma completo para verificar os índices de colesterol e triglicérides, glicemia, hemoglobina glicada, ácido úrico.

É preciso reconhecer que o paciente talvez tenha um histórico de problemas de saúde, então, é essencial perguntar sobre eventuais condições genéticas e doenças existentes na família.

50 e 60 anos

A partir desta faixa etária, os exames recomendados se tornam ainda mais rigorosos e importantes, porque a probabilidade de ocorrer lesões e problemas cardíacos aumenta. Por isso, faça os exames acima e ainda é necessário o Eco de estresse, Doppler de carótidas, Cintilografia miocárdica e Cateterismo.

Antes da prática de exercícios físicos, verifique os resultados dos exames e tenha acompanhamento médico regularmente para ajudar na verificação dos resultados da atividade física.

Faça os exercícios corretamente e diante de qualquer dor ou mal-estar, procure imediatamente um médico e suspenda o exercício. Em primeiro lugar deve vir a sua saúde e nada mais além dela.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.