Exames recomendados a fazer antes de engravidar

0
24

Quando o casal pretende um filho, planejando e já esperando que dê tudo certo, é ainda mais recomendável fazer alguns exames chamados de pré-concepcionais para verificar se a saúde do casal está tudo bem e ainda evitar alguma complicação durante a gestação.

Geralmente, é mais comum que a mulher faça os exames, uma vez que é no corpo dela que o feto ficará por noves meses. Mesmo que muitas gravidezes não são planejadas e acabam virando desejadas, é muito importante que, se o casal planeja um bebê para os próximos meses, faça os exames pré-concepcionais.

Você quer engravidar, mas ainda não fez os exames? Por um acaso você sabe quais são os exames recomendados a fazer antes de engravidar? Se não sabe, não se preocupe, afinal, separamos os principais exames pré-concepcionais para você.

--- continua depois da publicidade ---

Hemograma completo

O hemograma completo é um exame de rotina que a maioria das pessoas fazem. Agora, para quem quer engravidar, ele se torna mais importante ainda. Porque como você quer ter um filho, é no hemograma completo que será verificado se você tem anemia, infecção ou qualquer outra anormalidade que pode afetar o desenvolvimento do feto. Inclusive, quando ficar grávida, o hemograma completo irá ajudar muito a evitar qualquer complicação.

Fator Rh e o tipo sanguíneo

Algumas pessoas têm uma proteína no sangue chamada de Rh + (e as que não têm, de Rh -). Saiba que se você é Rh-, você pode ter bebês com Rh+, entretanto, quando essas duas proteínas entram em contato uma com a outra, por exemplo, na hora do parto, o Rh da mamãe pode produzir anticorpo contra o Rh do bebê. Em primeira instância isso não provoca nada, mas caso a mulher queira engravidar novamente, pode ser um risco grande. Por isso que, ao fazer esse exame, o médico poderá deixar pronta uma vacina chamada de imunoglobina anti-Rh, para aplicar se necessário.

Glicemia de jejum

Talvez seja um dos exames pré-concepcionais mais importantes de se fazer. Isso porque irá relatar se você tem ou não diabetes ou se haverá algum risco de desenvolver a doença durante a gestação. A diabetes pode provocar aborto espontâneo e até a má formação do feto, por isso não deixe de fazer esse exame antes de tentar engravidar.

Exame de urina

O exame de urina também é um exame de praxe, de rotina, principalmente para as mulheres. O intuito de evitar que infecções se instalam no organismo e prevenir contrações uterinas para que o bebê não nasça prematuro, faz desse exame um dos exames imprescindíveis antes da gravidez.

Exame de fezes

Para muitas pessoas não existe um exame tão desconfortável que esse, não é mesmo? Se você quer engravidar, é essencial que faça o exame de fezes para observar se a mamãe está perdendo ferro. Isso é característico quando parasitas se instalam no intestino. E para quem não sabe, o ferro é um componente importantíssimo para a formação do feto.

Então, você já sabe: esses são os exames pré-concepcionais que você não pode deixar de fazer em hipótese alguma. Então, cuide da sua saúde primeiramente e evite problemas para o seu filho vindouro.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.