Exames recomendados antes da dieta

0
267

A dieta é uma das principais alternativas quando as pessoas querem emagrecer rapidamente. Mesmo que o termo dieta seja muito confundido, a partir do momento em que se têm disponíveis milhares de dietas que não são saudáveis e outra parcela em que dietas são recomendadas, é preciso prestar muita atenção para não prejudicar o organismo e danificar alguma função importante no corpo.

Toda dieta tende a diminuir a ingestão de calorias diárias para que o corpo produza energia e assim possa eliminar gorduras, entretanto, dependendo da restrição alimentar que você faz no corpo, ele sente imediatamente. Deve-se tomar muito cuidado para não passar mal e, acima de tudo, precisa compreender os limites do seu corpo tal como a intolerância ou alergia alimentar que você pode ter e ainda não sabe ou nunca reparou nos sinais.

Falando nisso, já deu para entender que são necessários alguns exames para você realizar antes de iniciar uma dieta (ou qualquer atividade física). Afinal, você passará por uma bateria de exames para verificar sua taxa de metabolismo e algumas funções do organismo. Com isso, a nutricionista (profissional apto e adequado) poderá lhe dar uma dieta adaptada a você, na qual você consiga emagrecer com saúde, sem precisar fazer nenhuma dieta da moda ou radical demais.

--- continua depois da publicidade ---

Sendo assim, confira logo abaixo os principais exames que você precisa realizar para iniciar uma dieta específica.

Exame de glicemia

Quando se faz o exame de glicemia, que geralmente é realizado em jejum tem-se como objetivo verificar se a pessoa é diabética ou não, ou se tem alguma deficiência de insulina no sangue.

Dependendo do resultado, os alimentos da dieta deverão mudar, ou para controlar a diabete ou para prevenir o aparecimento deste mal.

Exame de sangue

O exame laboratorial tende a ser um exame de rotina, em que a maioria das pessoas realiza sem precisar de um motivo específico.

O exame de sangue, por sua vez, indica as taxas de colesterol, triglicérides e índices de hormônios. Assim, dependendo dos índices, a dieta também irá mudar, inclusive para evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas, cerebrais e vasculares, uma vez que, com o excesso de sal (sódio), pode causar aumento da pressão arterial, por exemplo.

É no exame de sangue em que você saberá os índices do hormônio da tireoide. Uma vez que tenha certa irregularidade, é preciso averiguar, caso contrário mesmo fazendo a dieta, você pode ganhar peso.

Exames cardíacos

Os exames são necessários para entender o tipo de corpo e organismo que você possui. Sempre quando as pessoas querem emagrecer, elas deveriam também querer praticar atividades físicas para potencializar os resultados. Nesse caso, são indicados os exames cardíacos, como o eletrocardiograma, eco cardiograma e o teste ergométrico, para verificar a sua resistência física e seus limites.

Às vezes, as pessoas tendem a passar mal porque o coração não aguenta o ritmo dos exercícios. Por isso, a ida ao médico é essencial para emagrecer saudavelmente. Então, antes de começar a dieta faça esses exames e procure um nutricionista que lhe indicará um cardápio perfeito para o seu organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here