Como escolher o tênis para correr

0
20

A escolha do tênis para praticar atividade física é muito importante para evitar problemas de saúde ocasionados pelos pés, que são biomecânicos e podem ser evitados, quando se escolhe o calçado certo para fazer exercícios.

A indústria de tênis e calçados tem mostrado crescimento, nesse sentido, não é à toa quando passamos em uma loja há vários modelos de tênis, não só na parte do estilo, mas também nos acessórios que há neles, importantes para praticar esportes.

Está na dúvida? Fizemos uma seleção das coisas mais básicas que você deve observar para saber como escolher o tênis adequado para correr ou praticar algum esporte.

--- continua depois da publicidade ---

A principal coisa que você deve ver em um tênis bom para praticar esporte, além do amortecedor, é se ele é adequado para o seu tipo de pisada.

Existem três tipos de pisada – apronada, neutra ou supinada – que podem fazer com que a pessoa force mais os calcanhares e os pés. Confira como elas funcionam:

Como descobrir meu tipo de pisada?

Não basta observar o calcanhar ou a rotação do pé sozinho para descobrir o seu tipo de pisada.

Para saber qual é a sua pisada, é preciso marcar uma consulta com um ortopedista que poderá lhe dizer em detalhes como é a sua pisada, no que você deve tomar cuidado e qual tipo de tênis utilizar para praticar as suas atividades físicas.

É possível também descobrir o seu tipo de pisada com a ajuda de um fisioterapeuta especializado nessa área, ele auxiliará você na sua postura e fará testes na plataforma de baropodometria, mais conhecido como “o teste da pisada”, que dirá detalhadamente qual é a pressão da sua pisada.

Alguns tipos de lesões mais comuns

Em um pé pronado, é possível ocorrer problemas nos tornozelos, torcer os pés, fraturas, tendinite, por conta da força da pisada com os pés. Já em um pé supinado é possível ocorrer dores e problemas nos joelhos e também pode ocasionar a tendinite.

O tipo de pisada que corre menos riscos de lesões é o neutro, por que seu arco planar é perfeito e não mais força demais o calcanhar ou outras partes da borda dos pés.

Em um treino, ou durante uma atividade física qualquer podem ocorrer diversos tipos de lesões, graves ou simples. As citadas acima são exemplos de coisas comuns que podem acontecer, de repente, quando a escolha do tênis não é levada a sério. Portanto é importante sim, marcar uma consulta com um especialista.

Sobre a escolha do tênis

Quanto às marcas, atualmente, não há uma que seja necessariamente indicada por profissionais, é claro que marcas de tênis como Nike, Adidas, Reebok, costumam lançar ótimos pares de tênis, mas nem todos têm condições financeiras de comprar essas marcas, então isso é o de menos.

O que importa na escolha do tênis é: um que seja ideal para o seu tipo de pisada, que tenha amortecedor e sobretudo confortável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here