Dieta para sedentários

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Ser sedentário é o novo problema do século. Afinal, o sedentário é aquela pessoa preguiçosa que não arranja tempo para fazer atividade física porque a vida é muito corrida e prefere a tecnologia e a facilidade a fazer alguns exercícios, como subir escadas do prédio ou pedir um táxi.

Ser sedentário não é ser saudável, pelo contrário, visto que muita gente não tem resistência física para aguentar andar por 5 minutos. E isso é ruim para o corpo também, afinal, o metabolismo fica mais lento e você tem menos disposição, ficando cansado mais rapidamente e não tendo vontade de se mexer, justamente porque não está acostumado.

Sem contar que, quando você quer começar a ser mais saudável e começar a praticar exercícios físicos, acaba ficando dolorido, uma vez que o corpo não está apto. Mas, você deve ver isso como um incentivo para continuar tentando, porque no começo é assim mesmo.

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Agora confira o que fazer para adotar uma dieta, caso você seja sedentário.

Tchau carboidratos

Em primeiro lugar, a dieta para sedentários deve restringir muito a quantidade de carboidratos ingerida, isso porque esse nutriente pode dar a sensação de não saciedade, fazendo com que você coma mais, além de dar mais calorias, promovendo o ganho de peso.

Pode perceber que a maioria dos sedentários tem uns quilinhos a mais, porque o metabolismo é lento e a alimentação é totalmente inadequada. O que você precisa ter em mente é que você deve comer mais proteínas e mais vegetais, eliminando quase que em tudo os carboidratos. No início você pode se sentir um pouco fraca, mas o resultado será muito animador.

Termogênicos

Se você se alimentar com alimentos termogênicos talvez você se sinta mais disposto e mais energético, uma vez que esses alimentos fazem com que o metabolismo fica mais acelerado, garantindo a queima de calorias durante o dia. Chás, frutas e itens que contenham cafeína, como o café, podem lhe ajudar nesse quesito.

Entretanto, não adianta fazer uma dieta se você não fazer atividade física, porque é justamente isso que o sedentário precisa para a sua vida!

Caminhada

Por isso que colocamos aqui uma atividade física básica que você pode fazer todos os dias. A caminhada é algo tão prático que não tem como escapar. Por exemplo, se você for trabalhar de transporte público, sempre desça em um ponto anterior para você ir andando até o seu trabalho, assim, você mantém o corpo em constante equilíbrio. Ande até o mercado e ande no shopping, o famoso “bater pernas”. O importante é que você se movimente e não fique sentado em frente ao computador todos os dias, porque deixa o corpo mais lento e as funções também. Você se sente inchado e com o intestino preso.

Em uma dieta para sedentários, o que você precisa é de reeducação alimentar para que os alimentos consumidos lhe deixem saciado e promovam maior disposição para o seu dia.

Então, comece com um café da manhã reforçado com uma vitamina e faça qualquer atividade física. Risque da lista e da sua casa qualquer alimento industrializado, enlatado e embutido, inclusive os doces.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.