Dieta para quem treina à noite

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Se tem atletas que gostam de treinar pela manhã, tem outros que preferem a calada da noite. Na verdade, é um dos horários que mais tem gente fazendo exercícios físicos, porque na maioria das vezes os atletas param nas academias após o trabalho.

Só que, é preciso ter muito cuidado na hora de se alimentar quando se treina nesse período, justamente para não atrapalhar o sono após o treinamento, muito menos a alimentação. Por exemplo, você não pode jantar e depois fazer o treino de musculação. É preciso lanchar, fazer o exercício e só depois jantar. Dependendo do tipo de alimento que você consome antes do treino, o rendimento pode ser baixo ou alto. Assim sendo, em uma refeição pré-treino você precisa ingerir carboidrato, a principal fonte de energia para o organismo fazer um bom desempenho durante o treino!

Outro aspecto que deve ser considerado é o fator do cansaço e da caloria. Lembrando que você já fez diversas refeições durante o dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), as calorias consumidas antes do treino devem ser boas o suficiente para lhe dar energia.

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Só que, se você comer uma feijoada ou massa no almoço, é bem provável que o estômago estará estufado e você não terá vontade de fazer exercícios pesados à noite. Então, é preciso tomar cuidado para aceitar os limites do organismo.

Além disso, é preciso comer a cada 3 horas para o organismo continuar acelerado na hora do treino, para que a energia seja produzida. Logo, antes do treino, cerca de 1 hora, 1 hora e meia, faça um lanche rico em carboidrato e proteína.

O que comer antes do treino à noite?

A proteína e o carboidrato fornecem energia para o corpo tolerar e suportar o treinamento de musculação. Assim, comer um lanche com pão integral, suco de fruta batido com iogurte desnatado, ou comer um lanche de frango e batata doce intensifica o resultado esperado.

Lembrando que tomar o suplemento é importante para que os nutrientes sejam absorvidos durante o treino, dando energia e disposição para aumentar o desempenho e facilitar o peso das cargas.

Se, durante o treino, você sentir fadiga muscular e cansaço, principalmente se o treinamento demora mais de 1 hora, é recomendado ingerir barrinhas de cereais ou isotônicos, além de banana, para repor as energias e aumentar o nível de glicose no sangue e glicogênio nos músculos. Antes de tudo, você precisa respeita os limites do seu corpo.

O que comer depois do treino à noite?

Como você vai jantar após o treinamento, é obrigatório consumir uma porção de carboidrato e proteína para ajudar na recuperação muscular e substituir os nutrientes perdidos.

É possível, em qualquer horário, conseguir a definição muscular e emagrecimento. Porém, é preciso observar a sua dieta e os alimentos consumidos para que o desempenho e os resultados não sejam alterados ou modificados por conta de um alimento que você comeu no almoço, por exemplo.

O melhor que você pode fazer é procurar um nutricionista para lhe indicar uma dieta saudável.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.