Dieta para quem trabalha sentado

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Boa parte dos brasileiros trabalha sentada em frente ao computador. Seja em escritórios, empresas ou até em home offices, é muito comum passar horas a fio na mesma posição. Tem uma hora que as mãos começam a doer, as pernas ficam irritadas e impacientes e a coluna começa a incomodar. E o pior de tudo é que a tendência é apenas engordar, uma vez que nos alimentamos corretamente e não movimentamos o corpo no trabalho.

É possível seguir uma dieta para conseguir manter o peso e perder alguns quilos, mas é preciso muita dedicação e força de vontade, pois você terá que fazer uma alimentação regrada e saudável. Porém, se você quiser intensificar essa dieta, é recomendável que se movimente no trabalho para o corpo não se acostumar a ficar na mesma posição durante muito tempo.

Alongar os braços, pernas e cabeça, passear pelo escritório, ir ao banheiro, encher a garrafinha, ajuda a esticar o corpo e evitar que dores possam surgir. Se você é mulher e utiliza salto alto todos os dias, veja a política da empresa para que você possa retirar os sapatos embaixo da mesa, sem que ninguém veja, por exemplo. A cadeira também deve ser confortável para que a coluna fique reta e os braços tenham apoio para a mesa.

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Café da manhã

O dia começa com um café da manhã. Nessa refeição, a primeira do dia, o ideal é fazê-la em casa, para evitar as tentações de padarias. Prefira pães integrais e frutas ricas em fibras para saciar o estômago. De bebida, experimente um suco de frutas batido com leite para lhe dar energia e fortalecer o organismo com nutrientes e vitaminas.

Lanche da manhã

Um dos erros mais comuns é não realizar os lanches durante os intervalos entre as refeições. Se você ficar muito tempo sem comer, o organismo, na próxima refeição, precisará de mais calorias, e é aí o problema principal.

Você comendo de pouco em pouco, a cada 3 horas, faz com que o metabolismo não fique estagnado. Assim, você aprenderá a comer de pequenas porções. No lanche da manhã, após o café da manhã, recomenda-se comer uma fruta. Para facilitar, corte-a e leve em um potinho para ser mais fácil de comer no escritório.

Almoço

Se você preferir comer em self-service, não tem problema. É muito importante ter muitos legumes e vegetais em seu prato, e você deve começar por eles na hora do almoço. Depois, coma proteínas (em porções pequenas) e uma quantidade leve de carboidrato (cerca de duas colheres de arroz, por exemplo). De sobremesa, continue nas frutas para ajudar na digestão.

Lanche da tarde

As barrinhas de cereais, iogurtes e torradas integrais com queijo branco, por exemplo, são ótimas opções para acalmar o estômago e forrá-lo para o jantar. É importante beber líquido, água, durante os intervalos das refeições para manter o corpo hidratado.

Jantar

Quando chegar em casa, jante de forma moderada, igual você fez no almoço. Mantenha essa rotina, e, se der, faça exercícios físicos em algum momento do dia.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.