Dieta para manter o corpo definido

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Um dos principais objetivos dos homens e das mulheres é ter um corpo definido e malhado, principalmente com esse mundo pró-fitness. Entretanto, para manter o corpo definido engana-se quem faz uma dieta restritiva ao mesmo tempo em que pratica a musculação.

Se você quer que seus músculos cresçam, engrossem e ainda você quer ter um corpo mais fininho, você deve fazer uma dieta balanceada rica em proteínas e carboidratos, os principais nutrientes para o crescimento dos músculos. Afinal, você precisará de energia para poder realizar a musculação corretamente, além de não utilizar a massa magra como caloria energética.

Dieta pró-músculo

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Chamada comumente de dieta pró-músculo, ela tem como objetivo agilizar a formação dos músculos e assim, manter o corpo definido por mais tempo. Para isso, é necessário ingerir os alimentos certos para que a dieta dê os resultados esperados.

Os carboidratos, por exemplo, são a principal fonte de energia para o corpo, logo, o consumo deve ser moderado (principalmente se você não começou os exercícios mais intensamente). Esse nutriente também ajuda na metabolização das gorduras, fazendo com que o gasto energético seja maior.

Por outro lado, as proteínas são necessárias porque elas ajudam na recuperação dos músculos e na formação da massa magra em geral. E, por último, mas não menos importantes, estão as gorduras, que são necessárias para a manutenção dos hormônios e dos músculos.

Para que a dieta pró-músculo seja feita de maneira eficiente, é preciso se exercitar corretamente e hidratar-se constantemente. Além disso, é recomendável que você não malhe de jejum, uma vez que o corpo não tem energia o suficiente para aguentar a carga de exercícios, principalmente se você quer um corpo definido e em boa forma. Pessoas que querem emagrecer rapidamente, preferem malhar em jejum para que a massa magra seja perdida, provocando o emagrecimento.

Outra dica é fazer a última refeição cerca de quatro horas antes de dormir para não comprometer o metabolismo e o seu sono, além de que, nesse período de tempo, o organismo tem a capacidade de continuar absorvendo os nutrientes.

Quantas calorias devo consumir por dia?

Para ter um corpo definido, a dieta pró-músculo tende a recomendar uma ingestão de 1500 calorias diárias. Se você tem dificuldades de eliminar por completo o pãozinho francês de manhã, substitua pelos carboidratos integrais, como o pão integral e cereais. Os vegetais verde-escuros também devem ser incluídos na sua dieta, como o brócolis.

O sorvete de massa, tão calórico, pode ser substituído por um picolé natural de frutas. É como se fosse uma reeducação alimentar para que você não passe fome e nem passe vontade.

Sabe aquela ânsia de comer um docinho se quer? Experimente comer damasco. O damasco, além de saciar, tira o apetite de doce. Então, é sempre legal tê-lo por perto. O mesmo vale para as barrinhas de cereais e frutas energéticas, para serem consumidas após o treino, como o açaí.

A dieta pró-músculo garante o corpo em forma após 15 dias mais ou menos. É necessário determinação e muito foco.

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