Dieta para engordar

0
68

Se você não está entendendo o título, leia de novo. Existe sim dieta para engordar, inclusive é mais comum do que você possa imaginar. E não é tão fácil quanto você imagina. Se você acha que para engordar basta comer em fast foods, alimentos industrializados, e beber refrigerantes à vontade, você está totalmente enganado. Afinal, esses alimentos apenas irão agilizar o desenvolvimento de doenças cardíacas, além de influenciar toda a composição do organismo, desde a aparência da pele, o humor e até o cansaço.

É possível engordar com saúde. As pessoas querem ou precisam engordar por três motivos: por questão de saúde, se sofrerem de distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia; por questão de estética, em querer aumentar a massa muscular para tonificar os músculos; ou por estarem abaixo do peso.

Sendo assim, a dieta deve ser rica em proteínas e o consumo de guloseimas e doces continua fora do cardápio. Geralmente, é recomendável que se coma a cada duas horas para que o corpo continue produzindo energia ao mesmo tempo que constrói a massa. Mas, a pegadinha é inteligente: você deve consumir mais calorias do que aquelas que você gasta. Então, se você é um atleta, o consumo será ainda maior.

--- continua depois da publicidade ---

Além da ingestão de proteínas, o consumo de carboidratos também é essencial, como o arroz e a batata. As massas estão liberadas. Entretanto, é preciso alimentar-se corretamente e moderadamente para que o organismo se adeque a esse novo cardápio.

Frequentemente, esse tipo de dieta para engordar deve ter um acompanhamento médico, além de um nutricionista e de um psicólogo (no caso de pessoas com distúrbios alimentares), e também de personal trainer (no caso de atletas que querem ganhar massa muscular).

Alimentos para a dieta para engordar

Alguns alimentos que você deve incluir em sua dieta para engordar são as carnes magras e brancas, como o frango e o peru, além de carnes vermelhas. O leite e derivados devem ser consumidos moderadamente, principalmente pelo café da manhã e após o jantar.

Por outro lado, a ingestão de fibras e de alimentos termogênicos e diuréticos (como as frutas) devem ser diminuídos para que não haja saciedade logo após o café da manhã, por exemplo. As fibras ajudam a regular o intestino e as frutas ajudam a eliminar o excesso de líquido no organismo. Mesmo que elas sejam boas para o organismo em si, não deve fazer parte do cardápio em todas as refeições.

Exercícios para quem faz a dieta engordar

Como o objetivo é ganhar massa e massa muscular (não deixa de ser a mesma coisa, correto?), a prática de atividades físicas pode acelerar o processo, a partir do momento em que os músculos são treinados a queimar energia para crescerem. Nesse caso, consumir suplementos é uma alternativa interessante para que tudo seja potencializado de forma correta e adequada para o seu treinamento e cardápio.

O ideal é treinar durante a semana inteira ou apenas 3 dias, combinando aeróbicos com musculação para que você também ganhe resistência física e tonificação muscular. Seja como for, procure um especialista antes de começar essa dieta.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.