Dicas para parar de beber

0
35

O vício pela bebida alcóolica é um dos mais difíceis de admitir, principalmente se você acredita que bebe apenas para se socializar a não ficar de fora da roda de amigos num evento qualquer. O vício começa exatamente assim. Afinal, o corpo começa a se acostumar com a ingestão de álcool e começa a pedir mais, mesmo que para o seu fígado isso seja muito tóxico.

Mas, a partir do momento que você quer parar de beber, você irá conseguir, porque partiu de você essa decisão, logo, a motivação você tem. Porém, se você quer saber algumas dicas para saber como não voltar ao vício e como parar de beber completamente, continue lendo este artigo.

Não adie

--- continua depois da publicidade ---

Como qualquer vício, ficar sem, pode dar muita ansiedade e nervosismo a você, mas o ideal é não adiar e começar agora mesmo. É o mesmo para quem quer fazer dieta ou parar de fumar. Você não pode adiar o seu plano e a sua saúde, eles devem ocupar o primeiro lugar. Então, se você decidir parar de beber, pare imediatamente.

Sem bebida alcoólica em casa

A primeira dica para você superar o vício é eliminar qualquer tentação que você tiver em casa, então retire por completo as bebidas alcoólicas, sendo elas cerveja, whisky, vinho, qualquer coisa que pode deixar você alucinado para beber apenas um gole.

Avise que você quer parar de beber

O segundo passo para parar de beber completamente é contar com o apoio dos familiares e dos amigos, por isso você deve avisá-los para que eles não te convidem para ir a bares ou em festas que terão bebidas alcoólicas, inclusive na casa deles. Você deve estar reabilitado para conseguir ir a esses lugares sem ter a vontade de beber o álcool.

O “não”

Mesmo que você queira ir a um lugar que terá bebida alcoólica apenas para socializar, é bem provável que terá uma vozinha na sua mente dizendo “apenas uma não irá fazer mal”. É aí que você deve aprender a dizer não, principalmente para aquelas pessoas que não acreditam que você seja capaz de parar de beber. Então, você deve estar preparado para dizer não e não ingerir nenhuma bebida alcoólica.

Motivações

Uma forma de você ficar ainda mais motivado com o fato de parar de beber é fazer uma lista dos benefícios de não ingerir álcool no organismo e na mente. Assim, todos os dias você pode olhar para essa lista para ter uma motivação extra, porque é o seu corpo que estará lhe agradecendo dando a você uns anos mais de vida.

Terapia para parar de beber

Para algumas pessoas é ainda mais difícil abandonar o vício do álcool por causa de algum trauma, estresse ou uma situação emocional (talvez a perda de alguém) que tenha disparado esse gatilho, essa carência de bebida alcoólica. Existem diversas terapias, principalmente a psicoterapia, que auxilia você a conversar sobre o seu vício e conseguir parar de beber.

Persistir e não encontrar outro vício

Se você for persistente você conseguirá manter essa sua motivação de parar de beber, entretanto, é comum as pessoas substituírem o vício por outra coisa, como o cigarro ou o alimento. Então, tome cuidado.

Tenha uma vida saudável, abandone as bebidas alcoólicas.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.