Dicas para evitar ou tratar melasma, mancha na pele

0
81

Se já ficamos preocupados com qualquer manchinha que aparece em nosso corpo, imagine ter uma mancha no rosto de tom amarronzado? O melasma é conhecido por ser uma mancha que tem a tendência de aparecer após a exposição prolongada ao sol. O estímulo hormonal, como a puberdade e a gravidez, a utilização de anticoncepcionais e problemas na tireoide, podem causar estas manchas também.

O melasma nada mais é a produção excessiva de melanina no rosto, causado pelos melanócitos que atuam na coloração da pele. Dependendo do distúrbio hormonal ou hereditariedade, as manchas no rosto podem aparecer mais frequentemente.

Mesmo que o melasma não traz mal para a saúde, literalmente, o mal que ele faz no sentido psicológico da mulher é maior, devido à preocupação com a beleza física e aos padrões estéticos de atualmente.

--- continua depois da publicidade ---

O melasma tem diversas classificações quando se diz respeito à região que as manchas se proliferam: centrofacial (rosto inteiro praticamente), malar (bochecha e nariz) e mandibular (em volta da mandíbula). Existe tratamento para clarear a mancha, mas a cura em si ainda não foi encontrada.

O primeiro cuidado que você deve ter é o tempo de exposição ao sol. Se você se proteger adequadamente, utilizando protetores solares conforme o fator necessário é muito raro o melasma acontecer. Porém, isso não basta, principalmente se você tiver já as manchas.

Se você ficar mais tempo no sol, recebendo diretamente os raios solares, as manchas irão escurecer ainda mais. Então, o jeito de evitar isso é ficando, literalmente, na sombra.

Tratamento do melasma

Peeling químico

Um dos tratamentos mais conhecidos para o clareamento da mancha que tem excesso de melanina é fazer um peeling químico, que consegue destruir a camada que está recebendo melanina demais. Todavia, o processo de clareamento é lento, podendo durar várias sessões. Então, você deve manter a calma e tentar ter paciência com a situação. É preciso também escolher um centro estético de confiança para que o procedimento não danifique a pele, pois caso o contrário, pode levar ao aparecimento de mais manchas no rosto.

Cremes e remédios caseiros 

Se você não quiser fazer esse tipo de procedimento, há cremes e remédios caseiros que podem clarear e limpar a pele dos melasmas. O primeiro deles é o leite de rosas, o qual é responsável pela eliminação de manchas na pele. Já em relação aos cremes, os mais comuns que são mais recomendados pelos dermatologistas são: Melani D, RevitaLift clareador e Fluido clareador. Respectivamente, as marcas dos cremes são: La Roche-Posay, Loreal e Eurecin.

Todavia, é importante ressaltar que dependendo do caso, o certo é ir até um dermatologista para verificar o grau de melasma que tem no rosto, porque dependendo do caso, existem tratamentos específicos e mais eficientes.

Dicas para evitar o melasma:

  • Cuidado ao mexer com limão. Se não lavar a mão adequadamente após a mexer com a fruta, e expor o rosto no sol, o melasma pode aparecer.
  • Procurar hidratar e tonificar a pele frequentemente, de preferência todos os dias, com produtos específicos para o seu tipo de pele.
  • Nunca sair ao sol sem usar protetor.
  • Use chapéu, boné, ou assessórios semelhantes, que cubram o rosto.

Cuide de saúde da sua pele e arranque elogios por onde passar. Seja disciplinada e tenha foco.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.