Como ter olhos saudáveis e protegidos

0
22

A poluição diária, bactérias, poeiras, partículas estranhas podem afetar a saúde dos nossos olhos, diariamente, por isso é importante se prevenir desses fatores que tanto nos rodeiam e não podemos escapar para manter a saúde dos olhos.

E é claro, nós separamos algumas informações interessantes para você. Confira algumas dicas básicas para manter os olhos saudáveis todos os dias:

1 – Faça um checkup preventivo

--- continua depois da publicidade ---

Muitas pessoas costumam sentir dores nos olhos de vez em quando ou até mesmo sentem dificuldade para enxergar de longe ou de perto.

Quando isso não acontece com frequência, a tendência é pensar que não é nada grave, mas é aí que mora o problema, a atitude de não ir ao oftalmologista, nem que seja por um checkup preventivo pode piorar a situação da visão.

Problemas de visão não tem idade, e podem afetar qualquer pessoa, então faça sempre um checkup preventivo.

2 – Proteja-se de queimaduras e partículas estranhas

Os olhos são sensíveis e nos afazeres do dia, inclusive domésticos, pode ocorrer algum acidente e cair algum tipo de produto químico ou alguma partícula estranha neles.

Para se proteger contra esses fatores, é preciso ficar muito atento ao utilizar produtos de limpeza de casa ou entrar em alguma casa ou cômodo em construção.

E caso aconteça alguma queimadura por produtos químicos ou entre partícula estranha nos olhos, não os esfregue, pois pode irritar mais, lave o seu olho com água mineral ou torneira fria, de imediato! E depois, procure um oftalmo, pois a membrana ocular ou a córnea podem ser afetadas.

3 – Utilize óculos de sol com proteção UV

Quando saímos em dias de sol, nossa córnea fica exposta aos raios UV, podendo gerar irritabilidade nos olhos, catarata, ou algum outro tipo de deficiência visual, então é importante se proteger e usar os óculos de sol.

Os óculos de sol não são apenas um estilo, é muito importante utilizá-lo em dias com sol para proteger os olhos, mas claro, não pode ser qualquer tipo. Quando for comprar o seu, verifique se ele possui proteção UVA/UVB de UV 400, no mínimo, pois isso ajudará a proteger os olhos de raios ultravioleta um tanto nocivos.

4 – Evite ficar muito tempo no computador

Atualmente, são poucos os trabalhos que fogem do uso do computador, porém nos tempos de descanso é possível fazer outras coisas, deixar o computador um pouco de lado e dar um tempo de descanso para os seus olhos para que eles não fiquem secos demais.

Segundo alguns estudos e pesquisas, ficar demais na frente do computador deixa eles bem secos, podendo até mesmo ficar irritados, por que piscamos menos.

É possível ainda ter problemas na visão por excesso de leitura como astigmatismo, então sempre que possível, quando não estiver no trabalho, desligue um pouco o seu computador e aposte em outras coisas, como ouvir uma boa música, assistir a um filme, entre outras opções interessantes.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.