Dicas de alimentação para grávidas

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As grávidas precisam ter uma alimentação saudável durante toda a gravidez, afinal, o feto também precisa ser bem cuidado para crescer forte. Separamos algumas dicas e observações sobre o que as grávidas precisam se alimentar a fim de não desenvolverem nenhuma enfermidade.

Não se esqueça do café da manhã

  • Tente cereais prontos para comer ou cozidos que sejam enriquecidos com frutas. Os cereais enriquecidos, isto é, integrais, acrescentam mais nutrientes, como o cálcio.
  • Se você está se sentindo enjoada, comece com torradas de trigo integral. Coma mais depois, na parte da manhã.

Comer alimentos com fibra

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  • Escolha uma variedade de legumes e frutas, como cenoura, legumes cozidos, banana e melão.
  • Comer em abundância grãos e cereais integrais. Experimente arroz integral ou aveia.

Faça lanches saudáveis

  • Baixo teor de gordura ou iogurte sem gordura com frutas.
  • Biscoitos integrais com queijo sem gordura ou com pouca gordura.

Tome uma vitamina pré-natal com ferro e ácido fólico todos os dias

  • É comprovado que o ferro mantém o seu sangue saudável. Sabe-se que o ácido fólico ajuda a prevenir defeitos de nascença.
  • Enriquecido, pães integrais e cereais são fortificados com ácido fólico e ferro e tem mais fibras do que o pão branco e arroz. Coma grãos inteiros em seu dia: farinha de aveia no café da manhã, um sanduíche de pão integral no almoço, e massas de trigo integral ou arroz integral para o jantar.

Feijões

Adicione o feijão preto, feijão branco, feijão, lentilhas, grão de bico, ou feijões de soja à sua dieta. Misture com chili e sopas, saladas e pratos de massa. Além de fornecer proteínas e fibras, eles também são boas fontes de nutrientes essenciais, tais como ferro, ácido fólico, cálcio e zinco.

Salmão

Os ácidos graxos ômega-3 são bons para o cérebro e os olhos do seu bebê, e o salmão é uma grande fonte. Além disso, ele fornece proteínas e vitaminas do complexo B. Salmão também é relativamente baixo em contaminação com mercúrio em comparação com outros peixes. Experimente ele grelhado, assado, ou em uma salada. Você pode comer com segurança até duas porções de salmão por semana.

Ovos

Os ovos são versáteis e uma boa fonte de proteína que fornece aminoácidos que você e seu bebê precisam. Eles contêm mais de uma dúzia de vitaminas e minerais, incluindo colina, que é bom para o desenvolvimento do cérebro do bebê. No entanto, não se esqueça de comer ovos cozidos.

Iogurte desnatado

Uma xícara de iogurte natural tem baixo teor de gordura, tem mais cálcio do que o leite, e é rico em proteínas, além de não tem o açúcar de iogurtes aromatizados. Inclua frutas ou frutas secas, além de cereais integrais.

Se você fizer uma dieta saudável, a gestação será calma, saudável e tranquila. O importante é também manter-se hidratada todos os dias, dormir bem e fazer exercícios físicos regulares para deixar o corpo forte e seu sistema imunológico mais protegido. Faça os exames de rotina e procure sempre ter acompanhamento médico durante o pré-natal. Então, coma bem e evite alimentos industrializados e muito açucarados.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.