Consequências de uma noite mal dormida

0
105

Você tem cuidado do seu sono ou nunca parou para pensar muito nisso? É hora de mudar de ideia.

Por mais que se pense que uma noite mal dormida deixa as pessoas apenas com o aspecto cansado, sonolento, a falta de uma boa noite de sono pode trazer outros malefícios que talvez, você nem tenha imaginado.

Confira 5 malefícios que uma noite mal dormida pode trazer e veja como evitá-los.

--- continua depois da publicidade ---

1 – Sistema imunológico mais fraco

Uma noite mal dormida pode deixar o sistema imunológico mais fraco, pois este está diretamente ligado ao ciclo do sono, logo uma pessoa que descansa menos o corpo, na hora de dormir produz menos anticorpos do que aquela que dormiu bem.

Em apenas uma noite só mal dormida não se vê tantas consequências, nas noites seguidas sem dormir a tendência é mais grave, mas o abatimento vinculado aos afazeres diários que dormir mal ocasiona pode gerar algumas doenças.

2 – Aumentar os problemas relacionados à memória

Dormir mal, mesmo que uma noite, pode afetar os problemas relacionados à memória, porque é no sono que guardamos informações importantes e lembranças do que ocorreu, durante o dia e quando não se dorme bem, as ondas lentas e o sono REM, que auxiliam a boa memorização podem ficar reduzidas.

3 – Pode fazer engordar

Sim, uma noite mal dormida pode fazer você engordar por descontrolar o apetite.

Todos os dias, o nosso corpo se organiza e se dormimos pouco ele se desorganiza, inclusive altera alguns hormônios como a grelina e leptina, que auxiliam a saciedade e é daí que bate a vontade de comer açucares e docinhos de madrugada, então é sempre bom cuidar do sono, inclusive na dieta.

4 – Altera o equilíbrio emocional

Já reparou que, quando uma pessoa fica sem dormir, além das olheiras, ela fica um pouco cabisbaixa, meio mal-humorada?

Então, uma noite mal dormida também pode alterar o equilíbrio emocional, e dar várias alterações de humor em uma pessoa, isso porque quando não se dorme bem o sistema límbico, relacionados ao nível de estresse e ansiedade podem ficar bem elevados. Não é à toa que dizem que uma boa noite de sono melhora o bom humor, não é mesmo?

5 – Piora o nível de concentração

Todos devem ter ouvido falar no quanto dormir mal afeta os níveis de concentração, mas o que poucos sabem é que apenas um dia que se dorme mal já é possível sentir vários efeitos de concentração, tanto no trabalho como no trânsito.

E é no trânsito que mora o perigo, porque a pessoa pode dormir no volante, ficar um pouco distraída e isso já é o bastante para acontecer alguma coisa grave, portanto é importante dormir bem, mas se dormir mal por algum motivo, não pegar o carro, em hipótese alguma.

Como evitar esses problemas

Todo mundo já teve um dia que não conseguiu dormir, por motivos emocionais, de cansaço ou até mesmo doenças, mas é possível evitar ter uma noite mal dormida alimentando-se bem, praticando exercícios regularmente, evitando cafeína a noite, bebidas e cigarros, e situações, relações ou trabalhos estressantes que não fazem bem.

Se essas dicas não foram o bastante, não deixe de consultar um psicólogo ou um médico especialista para saber qual é o motivo da sua noite mal dormida.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.