Conheça os benefícios da chia

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As sementes de chia podem fazer muito bem para a saúde, porque atua no organismo inteiro, deixando o corpo mais saudável e leve. Geralmente, para ingerir as sementes precisa-se misturar com água para que se torne um gel.

Principalmente para quem procura perder peso, a chia é uma excelente fonte de saciedade para o organismo. Logo, o recomendado é beber antes das refeições principais, cerca de 30 minutos antes, com o objetivo de você pegar menor quantidade de comida no almoço e no jantar.

Consumindo mais de duas colheres de sopa por dia, é possível ver bastante resultados positivos. Além das sementes, a chia pode ser encontrada em forma de farinha, grão e até óleo, sendo recomendada a misturar com outros ingredientes, como o iogurte, por exemplo.

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Por ser um excelente complemento nutricional, a chia traz outros benefícios para a saúde, além de atuar no emagrecimento. Aliás, existem cápsulas de chia também, ideais para pessoas que não tempo e tem uma rotina muito agitada. Independente da forma que for consumí-la saiba que as vantagens e resultados são os mesmos.

Porque devo adicionar a chia em minha dieta e dia a dia?

As sementes de chia são ricas em fibras, e o primeiro aspecto que você irá perceber é o funcionamento ideal do intestino, já que ela ajuda no trânsito intestinal, deixando-o mais leve. Assim, a digestão é mais rápida.

Como já dito, a chia quando entra em contato com a água, forma-se um gel capaz de grudar na parede estomacal, protegendo a mucosa natural. Para quem sofre de gastrite, a chia é ótima para aliviar os sintomas. O efeito emagrecedor, devido à saciedade das sementes, deixa o estômago estufado, com a sensação de satisfação, obrigando você a se reeducar em sua alimentação diária.

As fibras também possuem outra vantagem: combate a diabetes, a partir do momento que promove menor absorção de glicemia no sangue, controlando os níveis de açúcar.

Efeito antioxidante da chia

Essa semente tem ação antioxidante, fazendo com que as células fiquem renovadas, retardando o envelhecimento delas e, consequentemente, da pele e dos músculos. Por combater diretamente os radicais livres, você já percebe a diferença depois de alguns dias ingerindo o suco ou farinha de chia.

Chia na prevenção de doenças

Por controlar os níveis de açúcar no sangue, a chia também ajuda a controla os níveis de colesterol, uma vez que tem a ver com a circulação sanguínea. Assim, o risco de doenças cardíacas é diminuído.

A chia também protege o cérebro ao conter ativos anti-inflamatórios, responsáveis pela manutenção de células cerebrais, garantindo a saúde mental e a redução de doenças que afetam o sistema nervoso, por exemplo. O ômega 3 é o composto que previne esses tipos de doenças.

Vale a pena adicionar a chia no cardápio diário para ser consumida antes das refeições ou como lanche da tarde. Por ser um complemento nutricional barato, o custo-benefício é outra vantagem.

Se você quer emagrecer, experimente as sementes de chia e faça uma dieta equilibrada para que o organismo não tenha deficiência de algum nutriente.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.