Como suavizar rugas

0
66

As rugas são indícios que você está envelhecendo, porque o próprio corpo não está funcionando como antes, principalmente o que diz respeito à produção de colágeno. Assim, ao mesmo tempo em que é normal aparecer as marcas da vida, também é possível retardar o aparecimento das mesmas.

As mulheres, principalmente, gostam de testar muitos produtos que prometem o rejuvenescimento da pele, e há alguns que realmente hidratam e deixam a mesma lisinha e macia (que na maioria das vezes, possuem colágeno e custam caro e devem ser utilizados continuamente), suavizando as rugas, mas, querendo ou não, cedo ou mais tarde, elas irão aparecer completamente.

Existem métodos caseiros para suavizar as rugas, sem precisar sair de casa ou encomendar cremes importados. Mesmo que muitas pessoas preferem ir à faca (fazendo tratamentos e cirurgias estéticas), as rugas são sinais da vida.

--- continua depois da publicidade ---

Suavize as rugas hidratando a pele

O grande segredo para a pele não enrijecer e ficar seca é passar hidratantes adequados para o seu tipo de pele. Aquela história que o creme da vizinha funcionou pode não funcionar para você. Então, é preciso consultar-se com um dermatologista e verificar qual o creme mais indicado. A hidratação também diz respeito ao protetor solar que deve ser utilizado diariamente para proteger a pele dos raios UV e prevenir a perda de elasticidade. Experimente cremes que contenham vitamina C.

Uma boa noite de sono ajuda a suavizar as rugas

Você sabia que dormir bem faz com que o corpo estimule a produção de cortisol, que, por sua vez, atua na produção de colágeno e diminui a incidência de rugas? Outro fato bastante curioso é que existem rugas do sono. Quando você deixa o rosto na mesma posição por muito tempo, é comum ter rugas com o tempo. A tendência é deixar o rosto livre e procurar mudar de posição. Lembre-se de dormir bem.

Alimentação que ajuda no combate às rugas

O que nós comemos influencia direto em nosso organismo. Se você quer suavizar rugas, o ideal é adicionar na sua refeição peixes, principalmente de água fria, porque são recheados de ácidos graxos, estimulando a produção de colágeno, proporcionando uma pele macia e suave. Pense pela lógica: se existe o tal efeito sanfona quando se perde e ganha peso, a pele funciona da mesma forma quando se contrai e se expande. É normal, então, que ela perca elasticidade, por isso que você deve manter uma alimentação saudável, inclusive diminuir o consumo de álcool.

E se você fuma, a tendência é aparecer ainda mais rugas, porque o cigarro dificulta a circulação sanguínea, deixando os nutrientes serem dispensados. Outra dica para suavizar as rugas é aliar a dieta balanceada com a prática de exercícios físicos. Afinal, os músculos estarão fortalecidos para estimular o enrijecimento e a elasticidade do corpo, inclusive no rosto.

Você faz caretas?

Se a resposta é sim, cuidado. As caretas deixam o rosto mais flácido, porque a elasticidade vai diminuindo com o tempo. Então, tente suavizar as rugas evitando essas marcas de expressão. Você pode fazer, mas delimite a exposição de uma careta ou outra.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.