Como sarar dor de barriga

0
26

Um dos piores males que podem atingir as pessoas no dia a dia é a dor de barriga. É claro que a dor de cabeça, cansaço, ansiedade, gripe e dor de garganta são outras enfermidades que podem estragar o dia e provocar desânimo, desmotivação. Entretanto, pode ser que estejamos errados, mas essas citadas são “fáceis de resolver”, uma vez que existe medicação que pode aliviar e até tratar.

O que estamos querendo dizer é que a dor de barriga é um problema mais delicado. Afinal, só quem já teve dor de barriga sabe o quão desconfortável é senti-la sem ao menos estar em casa. Sabemos da dificuldade em usar banheiros públicos ou até mesmo se concentrar para fazer tarefas menores enquanto o seu estômago “vai de um lado para o outro”.

Na maioria das vezes, a dor de barriga vem acompanhada de gases, inchaço no estômago, prisão de ventre ou diarréia. O que irá definir são os sintomas. Geralmente, a dor de barriga está relacionada com alimentação inadequada, intoxicação alimentar ou algum alimento que “não caiu bem”, medicamentos que possuem um efeito colateral forte, ou um sintoma de outra enfermidade.

--- continua depois da publicidade ---

Por isso a necessidade de ficar atento e perceber os sinais que o corpo está enviando a você. Independentemente do que seja, dor de barriga é muito chato! Portanto, não se preocupe. O texto de hoje foi pensado nessas pessoas que vivem com esse mal ou já passaram por situações constrangedoras. Saiba que existe tratamento para evitar a dor e também para diminuí-la.

Sabemos o quanto a dor de barriga pode atrapalhar a nossa rotina, principalmente se temos muitas coisas para fazer em um curto espaço de tempo.

Como tratar dor de barriga

Em primeiro lugar, é necessário verificar de onde veio a dor. Se for após uma alimentação ou medicação, o importante é beber bastante líquido, de modo a manter o corpo hidratado e não desidrato (geralmente a dor de barriga pode causar diarréia). Além disso, é interessante que o tratamento inicie com medicamento para promover a flora intestinal e diminuir os movimentos dos intestinos. Assim, a dor irá diminuir consequentemente.

Se o problema for bacteriano, será necessário tratá-lo com antimicrobiano. E um alimento que pode ajudar a controlar a dor de barriga são os probióticos, que são ótimos para regularizar todo o trânsito intestinal e fortalecer o sistema imunológico.

Cuidados!

Mas, preste bem atenção! Não é recomendado que inicie um tratamento antes de se consultar com um médico especializado, que irá observar o seu quadro e adequará o tratamento conforme necessário.

Seja como for, sempre que aparecer a dor de barriga, prefira uma alimentação mais balanceada e, de preferência, leve.

Os alimentos mais indicados quando estamos com dor de barriga são:

É comum que os profissionais da saúde receitem medicamentos que combatem a diarréia, uma vez que são eficazes e podem trazer resultados mais rapidamente. Porém, é valioso entender que cada caso é um caso. Nem sempre a dor de barriga vem acompanhada de diarréia.

Se o caso for, por exemplo, de excesso de gases, saiba que isso pode provocar uma dor de barriga violenta, já que o estômago não está conseguindo expulsar ou diminuir a quantidade de gases presentes no organismo. Sendo assim, pode ser que seja receitado medicamento antiflatulento.

Existem também alguns tratamentos caseiros, como o soro caseiro, que ajuda a hidratar o organismo. O suco de maçã também pode ser bem útil para tratar a dor de barriga.

Se a dor de barriga persistir, é obrigatório que se vá até um centro médico para colher exames e saber mais sobre a sua condição. Preste atenção em seu corpo e nos sinais que ele apresenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here