Como prevenir a infecção vaginal

0
42

A infecção vaginal é uma enfermidade muito comum que pode acometer qualquer mulher, mesmo aquela que se cuida muito e faz uma higiene pessoal muito perfeita. É um dos problemas mais relatados nos dias de hoje, porque com a alimentação e até o uso de perfumes pode provocar a infecção vaginal, entre outras causas.

Assim, é preciso que a infecção vaginal seja tratada imediatamente a fim de acabar com a dor e desconforto na região, impossibilitando que a mulher tenha um dia a dia normal. Aliás, é preciso comentar que nem sempre a infecção vaginal vem do mesmo problema, logo, se sua vizinha teve, por exemplo, você não pode se medicar com o mesmo remédio. O primeiro passo é procurar um médico para que você possa fazer os exames e começar a dosagem correta.

É ainda mais comum as mulheres pararem de tomar a medicação depois que reparam que a infecção, a dor e o desconforto, passaram. Só que, a infecção tende a voltar se você não terminar o tratamento.

--- continua depois da publicidade ---

Inclusive, você não pode ter relações sexuais até a infecção terminar por completo, uma vez que pode passar para o parceiro. Então, de acordo com a causa da sua infecção vaginal, você deve terminar o medicamento conforme a prescrição médica, nunca antes.

Dicas para prevenir a infecção vaginal

1 – A primeira dica que iremos dar diz respeito ao modo que você toma banho. As duchas vaginais, por exemplo, não são recomendadas porque podem deixar a região mais sensível, pronta para proliferação de bactérias, inclusive se a mulher gosta de perfumar a região. Evite água muito fria e água muito quente. Caso você goste de usar sabonetes íntimos para higienizar a região, prefira aqueles neutros que não possuem odor forte ou concentrado, porque pode irritar e causar a infecção vaginal.

2 – O mesmo vale após você fazer as suas necessidades básicas. É imprescindível que você se limpe corretamente, a fim de não deixar as bactérias se proliferarem. Por isso que hoje são muito vendidos lenços umedecidos para limpar a região, principalmente durante viagens e ocasiões inesperadas, pelo menos assim, a higiene será bem-feita e a pele ficará mais protegida e mais fresca, vamos dizer assim.

3 – Uns dos principais sintomas de quem tem infecção vaginal são a coceira e dor ao fazer xixi. No caso da coceira, o melhor que você pode fazer é não coçar a região, uma vez que ela está inflamada e irritada. O ato de coçar só irá piorar a sensação.

4 – Evite utilizar roupas muito apertadas, como as calças jeans e trajes de banho, principalmente se você for ter que ficar por muito tempo com a roupa. As calcinhas de algodão são mais recomendadas porque permitem que o órgão genital transpire, prevenindo a infecção vaginal. Inclusive, durante a noite, não se recomenda dormir com calcinha, justamente para que os órgãos íntimos fiquem mais livres e longe das bactérias.

5 – O uso de preservativo durante as relações sexuais também é essencial para evitar a infecção vaginal.

Cuide de sua saúde vaginal.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.