Como prevenir a flacidez nos braços

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Conforme a gente vai envelhecendo a pele não fica mais a mesma, afinal, todo o processo de funcionamento do organismo se torna mais lento e mais demorado, principalmente as células da pele, a produção de colágeno e da elastina.

O problema é que os radicais livres, quando não são eliminados, prejudicam o aspecto da pele, deixando-a opaca. A região dos braços, por exemplo, é uma parte muito mais sensível que pode ser atingida facilmente pela flacidez, principalmente acerca do efeito sanfona, onde a pele estica e retrai. O famoso ato de “dar tchau” chega a ser vergonhoso para as mulheres, uma vez que a flacidez se torna muito aparente.

Você sabia que você pode desenvolver a flacidez conforme a sua herança genética e muscular? Às vezes, já nascemos com essa predisposição ou até nascemos com uma pele mais firme e mais consistente. Aliás, se ainda não praticarmos exercícios físicos regularmente, a flacidez pode acometer nos músculos dos braços.

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Seja como for, a flacidez nos braços é assunto constante nos consultórios de dermatologistas. A flacidez nesta região começa a aparecer mais frequentemente a partir dos anos de idade, porque a pele tende a envelhecer e a produção de colágeno não é tão abundante assim. E é ainda mais comum que nesta idade, a prática de exercício físico se torne ainda mais rara.

As principais causas da flacidez nos braços se dão pelo uso de cigarro, hábitos alimentares inadequados, o estresse e a exposição ao sol de forma excessiva, além do efeito sanfona e do envelhecimento precoce da pele.

Dicas para prevenir a flacidez nos braços

1 – Exercícios físicos: o primeiro passo para evitar a flacidez nessa região é praticar intensamente atividades físicas regulares, porque é nos braços que aparece mais a gordura e se concentra mais as células flácidas conforme a idade.

O ideal é fazer exercícios que possuem menos carga para focar mais ainda no número de repetições. Sendo assim, os exercícios para os bíceps e tríceps são indicados para evitar a flacidez nos braços. Os exercícios aeróbicos também podem ajudar na prevenção e deixar a região com tônus muscular mais forte e definida.

2 – Alimentação: a segunda dica é mudar os hábitos alimentares e inserir nos seus pratos alimentos que são ricos em vitaminas e proteínas. Alguns exemplos são: frutas (que contenham vitamina C porque atua diretamente na produção de colágeno), filé de frango, carnes vermelhas magras, iogurtes, batata doce, aveia, frutos do mar, oleaginosas e leguminosas.

3 – Sol: mesmo que você goste muito de tomar sol não faça de forma excessiva. Procure sempre hidratar a pele e usar protetor solar a fim de evitar o ressecamento da mesma, além de proteger contra os raios solares.

4 – Tranquilidade: isso quer dizer que você deve evitar situações estressantes porque estas podem influenciar na flacidez da pele, já que desregula completamente os hormônios, deixando a região dos braços pouco hidratada e menos forte. Tente ter dias mais calmos e menos ansiosos.

É fácil evitar a flacidez de modo geral. É você quem deve estar disposta a mudar os hábitos do dia a dia.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.