Como funciona a drenagem linfática

0
61

A drenagem é um dos procedimentos estéticos mais queridinhos das mulheres que querem manter o peso e deixar o corpo mais fino. Afinal, consiste em uma massagem modeladora que tem como objetivo reter o líquido que está deixando o corpo inchado e pesado.

Tanto no inverno quanto no verão, é comum as mulheres recorrerem a esse procedimento, ou porque estão se alimentando muito mal, ingerindo toxinas, ou porque estão se hidratando muito mas sente que o corpo está inchado. O líquido pode ficar retido no organismo por diversos fatores, inclusive hormonais, por isso que antes que você pague pelas 10 sessões de uma vez, verifique se você realmente tem líquido para ser drenado e faça exames regularmente.

Para saber se você tem ou não líquido retido no corpo, o famoso teste dos furinhos pode te ajudar. Toque uma parte do corpo e faça pressão para baixo ou para cima, deslizando a palma da mão. Se você ver os furinhos e um pouco de deformidade na pele, é sinônimo de que você pode fazer a drenagem linfática. O mesmo vale quando você colocar meias e reparar, na hora de tirá-las, que sua pele ficou marcada pelo elástico. Aliás, a drenagem linfática é ótima para combater a celulite e evitar a estria durante a gestação (mas só depois que o médico liberar a gestante para realizar o procedimento, uma vez que nos primeiros meses não é permitido). Lembrando também que, a drenagem linfática não serve para o emagrecimento e sim para a eliminação de líquidos retidos na pele.

--- continua depois da publicidade ---

Como funciona a drenagem linfática

Como qualquer outro procedimento estético, a drenagem linfática consiste em massagear o corpo inteiro para que os linfonodos sejam ativados e estimulados a liberar o líquido do corpo, por meio da transpiração e pela urina. Assim, a massagem é efetuada em direção à região dos linfonodos, que ficam localizados na virilha, axila, pescoço, atrás das orelhas, parte posterior da cabeça e na região abaixo da mandíbula e do queixo.

Os movimentos, feitos com as mãos da esteticista, devem acompanhar o trajeto dos vasos linfáticos: massagear da perna até a parte detrás do joelho; da coxa até a região da virilha; barriga para a virilha; e do peito e braços até a região das axilas. No rosto também pode ser feita a drenagem linfática, sempre acabando o movimento no pescoço. Dessa forma, o nosso sistema linfático é estimulado acelerar a eliminação de líquidos retidos.

Dicas para quem vai fazer a drenagem linfática

Para que a drenagem linfática seja ainda mais beneficiadora para o seu corpo, é recomendável que você faça uma dieta balanceada, rica em nutrientes e ingerir bastante água, porque a partir do momento que você faz a drenagem linfática para a retenção de líquidos, o corpo fica ainda mais equilibrado quando se hidrata após desinchar. Aliás, experimente também fazer atividades físicas regularmente, assim, o corpo desenvolve mais elasticidade e o metabolismo é mais acelerado, melhorando o aspecto saudável da pele.

Você mesma pode aprender a fazer drenagem linfática em casa, sabia disso? É só aprender os movimentos e massagear suavemente as regiões. Inclusive, a drenagem linfática proporciona relaxamento corporal.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.