Como fazer uma dieta sem glúten

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A maioria dos alimentos de trigo, centeio e aveia, por exemplo, levam glúten. Você, por um acaso, sabe o que isso significa? Ele é um nutriente que ajuda na viscosidade da ligação entre farinha e água. Mas, de acordo com pesquisadores e nutricionistas, o glúten é capaz de diminuir a saciedade e piorar o funcionamento da digestão.

Seguir uma dieta sem glúten é um pouco tanto quanto perigoso, pois os carboidratos levam glúten, logo, se você eliminar esse “nutriente” das suas refeições, a sua alimentação e seu corpo podem ficar desequilibrados.

Por outro lado, nutricionistas já indicaram que não existe nenhuma restrição em cortar o glúten, uma vez que há outros alimentos que podem substituir a sua composição. Mas, existe outro lado nessa questão. O glúten não deve ser considerado um vilão, porque as pessoas que possuem intolerância ao glúten (cerca de 40%) não conseguem cortar os carboidratos da sua dieta, afinal, isso equivale a parar de comer bolos, pães, massas, os quais são a principal fonte de carboidrato para o organismo.

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O vilão real

O grande inimigo disso tudo é o carboidrato em si e não o glúten. As pessoas que aderirem à dieta sem glúten conseguem perder peso por conta da reeducação alimentar que fazem, já que o próprio carboidrato é um nutriente de alta taxa calórica, responsável pelo aumento de peso se a pessoa não mudar os hábitos alimentares. Sendo assim, a cultura de consumo e de alimentação deve ser alterada na sua dieta e não a falta do glúten. Logo, cortar o glúten nada mais é do que cortar o carboidrato.

Entretanto, o grande enigma da questão é o efeito sanfona. Não há como manter uma dieta sem glúten por muito tempo porque o corpo necessita de carboidrato para produzir energia, então, o que compensa e o que é certo a fazer é conscientizar à uma reeducação alimentar em que a prática de exercícios físicos seja aliada também do emagrecimento. Não adianta fazer essa dieta por uma semana e depois voltar aos hábitos antigos.

Dúvidas

Mas, você não falou que o glúten diminui a saciedade? Sim, porque o carboidrato também faz isso quando se come sem responsabilidade e sem noção das calorias ingeridas. Qualquer substância que entra no organismo tem suas vantagens e desvantagens, logo, a dieta sem glúten também tem suas desvantagens e vantagens. Entretanto, já houve pesquisas indicando que o trigo (contém glúten) em si desenvolve a síndrome metabólica, na qual o organismo tem a tendência de desenvolver doenças. Só que, qualquer nutriente consumido em excesso promove também alguma defasagem no organismo.

Assim, a melhor dieta que você irá fazer será aquela em que não comprometa qualquer função do organismo ou deixa os órgãos em declínio. A boa forma e o emagrecimento podem ser conquistados se você tiver disciplina e determinação ao realizar uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.

Consulte um médico, antes de realizar qualquer dieta.

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