Como fazer higienização íntima

0
23

Você tem cuidado da sua higienização íntima, com frequência? Se sim, meus parabéns, pois dessa forma você evita doenças provocadas pela falta de higiene e ainda ajuda a manter a relação sexual mais saudável e prazerosa.

Agora, se é ao contrário, você anda cuidando pouco da sua higienização íntima, então é hora de parar para prestar atenção nela, fazer realmente uma mudança de conceitos sobre isso. Os motivos? A gente explica agora.

Entenda por qual motivo a higienização íntima é tão importante e veja como fazê-la da forma correta, sem erros.

--- continua depois da publicidade ---

A importância da higiene íntima

A higienização íntima da mulher é importante para evitar DST’s como clamídia, uma secreção com cheiro que pode levar a mulher à infertilidade, dor e dificuldade de penetração nas relações sexuais, provocadas por vaginismo, entre outros problemas delicados.

Outra coisa que afeta muitas mulheres, inclusive as que tem uma vida sexual ativa e não cuidam bem da higienização íntima é a candidíase, uma infecção que ocorre dores fortes na vagina, secreção amarelada ou acinzentada, com odores fortes.

Por conta disso, é muito importante se prevenir, e para isso não é preciso fazer coisas muito difíceis.

Como fazer higienização íntima da forma correta

É muito fácil fazer higienização íntima, do jeito certo. Bastam apenas algumas mudanças de atitudes diárias para ir ao banheiro, se lavar no banho, a utilização de bons produtos, entre outros fatores, que você estará protegida de ter boa parte dessas infecções. Mas é claro que DST ou infecção não se pega somente assim, não é? Por isso não se esqueça nunca de usar camisinha nas relações sexuais e você pode também:

1 – Troque o absorvente com frequência

Durante o período menstrual, não deixe de trocar o absorvente com frequência, dessa forma você evitará a proliferação de bactérias que podem ser nocivas.

2 – Não se limpe de “frente para trás” 

Ao usar o banheiro, evite ao máximo se limpar de “frente para trás”, pois você evitará que as fezes passem para o canal da urina e ficará menos propensa a ter infecções.

3 – Use um bom sabonete íntimo

Procure utilizar sabonete íntimo de qualidade no seu banho, pois ele ajuda a regular o PH da região vaginal e é aconselhável, inclusive para quem tem algum tipo de alergia a sabonetes comuns.

4 – Não lave as calcinhas no chuveiro

Já é uma coisa comum, muitas mulheres fazem, mas não é bom lavar as calcinhas no chuveiro, pois o banheiro é úmido e além de demorar para secar as roupas é um local mais propenso a se pegar fungos e bactérias.

5 – Evite roupas muito apertadas

Evite roupas muito apertadas, tanto no dia a dia, quanto a noite para ventilar a parte íntima, dessa forma os fungos e bactérias também não se proliferarão.

Gostou das dicas? Espero que tenha gostado das nossas dicas, acompanhe nossas postagens e fique sempre de olho e atenta a sua saúde, em qualquer circunstância.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.