Como fazer higienização bucal

0
31

Você anda com algum problema de hálito, sangramento nas gengivas ou caries? Saiba que muitas vezes isso pode ser má escovação e falta de uma higienização bucal da maneira certa.

A higienização bucal é importante para melhorar esses tipos de problemas bucais e ainda deixar os sorrisos brancos e bonitos. Quer aprender a fazê-la da maneira correta?

Confira como fazer higienização bucal perfeita, passo a passo e sem erros:

--- continua depois da publicidade ---

1 – Compre uma escova dental de qualidade

Nem todas as escovas são boas e para escolher a escova certa, é preciso ir muito além do design e da marca de cada uma.

Você pode começar escolhendo sua escova observando os aspectos de limpeza dela, como cabeça pequena e arredondada para não machucar a boca, cerdas macias, nunca duras, pois podem ferir as gengivas, e claro, um cabo firme.

2 – Troque sua escova com frequência

Feito isso não basta comprar a escova e ficar com ela para sempre, né? Isso é falta de higiene, pois com o tempo as escovas se desgastam, acumulam bactérias, por isso é importante trocá-la com frequência!

Procure trocar a sua escova de três em três meses, ou antes, caso você a utilize várias vezes ao dia.

3 – Não exagere no creme dental

O creme dental é um auxílio para ajudar na sua higienização bucal, não o principal, então não adianta encher a escova de pasta de dente achando que os dentes ficarão mais limpos.

O que diferenciará é o modo como você escova os seus dentes, portanto um grãozinho de pasta de dente será o suficiente em cada escovação.

4 – Não se esqueça do fio dental

O fio dental é uma coisa que muitas pessoas não dão muita bola e elas não sabem o erro que cometem. É ele que ajuda a limpar a parte dos dentes que não consegue ser higienizada com a escova de dente, ele alcança sujeiras que se acumulam entre os dentes, evitando caries e problemas como gengivite.

5 – Não deixe a limpeza da língua de lado

Sabe aquele mau hálito? Então, ele pode ser evitado fazendo uma boa escovação na língua, portanto não deixe a limpeza dela de lado.

É possível usar limpadores linguais para uma limpeza mais completa, utilizar uma escova de dente simples só para isso, ou ainda higienizar bem a sua escova de dente para limpar a língua.

6 – Escove os dentes após todas as refeições

Como todos os dentistas recomendam é importante escovar os dentes após todas as refeições, dessa forma os resíduos alimentares que ficam em cada refeição não se acumularão e você evitará caries e outros problemas bucais.

Uma coisa importante, mas que poucos falam é que se deve sim escovar os dentes após as refeições, mas não imediatamente, espere em torno de meia hora para fazer isso, porque a acidez da boca estará menor.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.