Como evitar a quebra dos cabelos

0
7

Como é bonito de se ver um cabelo bem tratado, com fios brilhantes e sedosos. Mas um cabelo com fios opacos e maltratados é facilmente observado.

A causa de cabelos sem vida pode ser a quebra dos fios, os motivos podem ser vários, desde a má alimentação até a falta de cuidados com cabelos tingidos e quimicamente alterados.

Neste texto do site Manual de Saúde você saberá como evitar a quebra de cabelos e como tratá-los e torná-los mais saudáveis.

--- continua depois da publicidade ---

Qual a diferença entre queda de cabelos e quebra de cabelos

A queda de cabelos provém de problemas emocionais e hormonais, desde disfunção hormonal até doenças crônicas como diabetes, câncer e dietas alimentares muito restritivas. A ida a um dermatologista será a melhor solução quando se tem uma queda considerável de mais de 100 fios de cabelo diariamente.

Já a quebra de cabelos acontece quando há o enfraquecimento dos fios, a ponta fica mais espessa e os fios se partem em dois. Tal fato pode ocorrer por conta de temperatura alta de secadores, água do banho ou até mesmo provenientes de cloro da piscina, produtos químicos em excesso.

Como evitar a quebra dos cabelos

Alimentação saudável: invista em uma dieta balanceada, desta maneira os fios ganharão força e resistência. Legumes, verduras e frutas auxiliarão na nutrição dos fios, portanto, devem ser inseridos no seu cardápio. Assim como o leite, os ovos, a carne de porco, o abacate, a banana e os cereais são ricos em vitamina B6, o espinafre, o tomate, a manga e a couve são ricos em ácido fólico.

Outros alimentos que auxiliarão contra a quebra dos cabelos: alimentos ricos em vitamina A, como bife de fígado, gema de ovo, leite, cenoura; alimentos ricos em vitamina B, como cereais integrais, carnes magras e nozes; alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, rúcula, espinafre, agrião; alimentos ricos em ferro, como uva passas, couve e cereja, folha de amora; alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja; e alimentos ricos em zinco, como fígado, gérmen de trigo, ostras e peixes.

Atenção ao uso de químicas, alisamento, relaxamento: excesso nunca é bom, mesmo que o cabelo necessite de tintura, consulte sempre seu cabeleireiro, pois o uso excessivo de químicas fará com que ele se torne seco e quebradiço, sem contar que se perde a maciez e o brilho.

Banhos muito quentes: a água muito quente do chuveiro pode provocar ressecamento do couro cabeludo e dos fios, fazendo com que a quebra ocorra mais facilmente.

Evitar o uso de secador, modelador de cachos, pranchas: o calor em excesso faz com que os fios se tornem mais fracos e quebrem facilmente.

Evite também o uso de álcool, cafeína, açúcar e gordura, pois todos produzem radicais livres que aceleram o envelhecimento dos fios e os deixam quebradiços e sem vida, colaborando, muitas vezes, para a quebra.

Hidratação neles! A hidratação pode ser feita semanalmente ou até 15 dias. Ela pode ser feita em casa ou no salão e existem muitas marcas no mercado, de boa qualidade e eficazes para todos os tipos de cabelo.

Novidades no mercado que evita quebra dos cabelos

Para se evitar a quebra dos cabelos, no mercado da beleza encontramos:

Cauterização capilar: promete devolver massa e força às madeixas, além de devolver a elasticidade aos fios, evitando a quebra intensa dos cabelos, já que o uso da queratina permite recuperar a estrutura do cabelo.

Reconstrução térmica: são tipos de hidratações mais frequentes que recuperam os fios e devolvem a massa perdida.

Receita eficaz com babosa para evitar a quebra dos cabelos

A babosa é muito recomenda para cuidados com os cabelos. Veja esta receita:

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1/2 copo de água

Modo de Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e depois aplique um pouquinho em todo couro cabeludo, com auxílio de um pedacinho de algodão, deixe atuar por 24 horas e depois lave o cabelo normalmente.

Esse remédio para queda de cabelo pode ser repetido a cada 15 dias. Não é preciso usar touca, esfregar ou aquecer, pois pode provocar irritação na pele.

Agora, é só seguir nossas dicas, evitar a quebra e ter cabelos saudáveis, brilhantes e cheios de vida, sinais de que sua saúde está bem e que os produtos utilizados são eficazes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here