Como evitar o ressecamento dos lábios

0
271

O ressecamento dos lábios ocorre com mais frequência no outono e inverno, mas também pode ocorrer no verão, pois as altas temperaturas agridem os lábios e os tornam rachados ou com manchas.

Os lábios ressecados deixam uma estética desagradável no rosto e por isso deve-se ter cuidados e hidratá-los sempre que possível, principalmente se você já tem esse ressecamento de forma recorrente.

O caso recorrente de ressecamento requer uma avaliação dermatológica, pois a falta de cuidado pode ocasionar a herpes labial exatamente por se tratar de uma área muito exposta.

--- continua depois da publicidade ---

Principais causas dos lábios ressecados

  • Desidratação
  • Queimaduras solares
  • Tabagismo
  • Má higiene oral
  • Envelhecimento natural da pele
  • Alergia a medicações
  • Anemia ou falta de vitaminas
  • Após quimioterapia
  • Reações alérgicas a batons ou cremes dentais
  • Alterações climáticas

Dicas e cuidados para evitar o ressecamento dos lábios

Hidratação labial: evita que os lábios fiquem irritados, descamados, rachados ou vermelhos. O uso de protetores labiais, de preferência com filtro solar, auxilia a manter os lábios hidratados e protegidos. Use a hidratação antes do batom ou do gloss. O uso de manteiga de cacau ou creme para os lábios também ajuda, assim como o uso caseiro do azeite de oliva. A vaselina, pomadas de vitamina E, bepantol são ótimos hidratantes e podem ser usados sem restrição.

Esfoliação moderada: prefira produtos que são mais suaves, com grãos esfoliantes mais fininhos. Faça movimentos suaves, sem irritar a pele ou deixá-la muito vermelha.

Hidrate-se: beber muita água também ajuda a manter a hidratação da pele e dos lábios. O uso recomendado é de pelo menos dois litros de água ao dia.

Evite: o uso de batons que prometem durar 24 horas e de batons que não possuem fórmulas hipoalergênicas.

Evite também: a língua nos lábios, pois os sais contidos na saliva pioram e provocam o ressecamento da pele dos lábios.

Soluções caseiras para lábios ressecados

Creme caseiro: derreta a cera de abelha e, quando virar um líquido, misture com óleo de amêndoas, deixe esfriar e aplique nos lábios duas vezes ao dia.

Morangos e açúcar: são excelentes esfoliantes que ajudam a evitar os lábios ressecados. Amasse um morango junto com uma colher de açúcar e esfolie os lábios com movimentos circulares. O morango, rico em potássio, vitaminas A, B6 e C e propriedades antioxidantes, estimula o funcionamento dos músculos, contribui para a maior produção de glóbulos vermelhos e leucócitos, além de aumentar a produção de anticorpos e para a eficaz cicatrização das feridas.

Mel e vaselina: misture uma colher (chá) de pasta de mel a uma colher (chá) de vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir por 15 minutos e após esse período, remova com um chumaço de algodão embebido em água morna. Repita o procedimento por cinco dias seguidos.

Aloe vera: retire a polpa de duas folhas de Aloe vera e aplique sobre os lábios pelo menos duas vezes ao dia.

Pepino: corte rodelas bem finas de pepino e cubra toda a extensão dos lábios. Deixe repousar por 15 minutos e repita o procedimento por 5 dias seguidos.

Esfoliante diário contra ressecamento dos lábios

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 escova de dentes

Modo de preparo

Num pequeno pote, junte todos os ingredientes e misture bem. Depois, aplique a mistura nos lábios e use uma escova de dente suave, faça movimentos circulares sobre os lábios para esfoliá-los.

Depois de esfoliar, deixe atuar a mistura durante 15 a 30 minutos, removendo no final com água corrente.

Frutas que hidratam os lábios e evitam o ressecamento

Ingredientes

  • 1 colher de chá de mamão ou 1 colher de chá de suco de abacaxi
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal ou manteiga de cacau 

Como fazer

Aplique o mamão ou o suco de abacaxi nos lábios delicadamente, massageando levemente com a ponta dos dedos.

Enxágue

Aplique a manteiga sem sal ou manteiga de cacau, que logo será absorvida, sendo possível aplicar então, um batom, se assim desejar.

Apresentamos neste texto algumas causas e dicas de como prevenir o ressecamento dos lábios, porém, se for recorrente, deve-se procurar um dermatologista, pois pode ser indício de herpes labial ou indicação de qualquer outro problema.

Cuide dos seus lábios e tenha uma boca bonita e saudável.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.