Como evitar o ressecamento dos cabelos

0
12

Cabelos ressecados são muitas vezes retrato de excesso de coloração, processos químicos, sol e poluição em constante contato com o couro cabeludo.

Além disso, o inverno também colabora para que os cabelos fiquem mais ressecados e é nesta época em que os cabelos necessitam de cuidados redobrados.

E no verão? Também, não economize nos cuidados. E para se evitar o ressecamento dos cabelos em contato com o sol, cloro das piscinas e água salgada do mar, deve-se fazer uso dos bonés, chapéus e óleos específicos para cada tipo de cabelo.

--- continua depois da publicidade ---

Geralmente, um corte de cabelo pode auxiliar no tratamento de cabelos ressecados, já que ao retirar as pontas duplas os fios se revitalizam e crescem mais fortes e saudáveis.

Diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado

Existe sim diferença entre cabelo seco e ressecado. O cabelo seco é bem comum em cabelos cacheados e crespos, pois a oleosidade natural produzida na raiz não chega até as pontas. Já os cabelos ressecados são resultado de produtos químicos e agentes externos que deterioram os fios capilares.

Dicas para evitar o ressecamento dos cabelos

Lavagem: hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana, principalmente se seu cabelo recebeu química nos últimos meses. Para tanto, fique atenta à temperatura da água, pois água muito quente prejudica a hidratação dos fios. Lave com shampoo e condicionador de sua preferência e depois utilize máscaras adequadas para seu tipo de cabelo.

Pós-lavagem: cremes para pentear sem enxágue, também mantêm as cutículas seladas e podem conter filtros solares. Também são recomendáveis produtos à base de silicone, como reparadores, pois eles contêm substâncias que proporcionam o selamento de cutículas, protegendo os fios de cabelos.

Evitar o uso de secador, chapinha ou prancha: principalmente no verão pois os fios  ficam mais expostos às agressões naturais do mar, sol e vento. O calor liberado por estes aparelhos pode agravar o problema do ressecamento dos fios, por isso o recomendável é que eles sequem de forma natural.

Em contato com sol e poluição: utilize chapéus e óleo capilar que protegem os fios do ressecamento, pois o óleo possui uma película que é facilmente absorvida pelos fios.

Principais causas de cabelos ressecados

Os cabelos podem ficar ressecados por contato com vários agentes, como por exemplo: poluição, cloro de piscina, água salgada do mar, exposição ao sol, agentes descolorantes.

No inverno costuma-se lavar menos os cabelos e por este motivo pode ocorrer a queda, seborreia, caspa, que tornam os fios mal cuidados e ressecados.

Quando os fios perdem seu revestimento de gordura, perde-se também o brilho, e as cutículas capilares tornam-se dilatadas e ressecadas.

Use shampoos de pH neutro (e não ácido) que são aqueles  indicados para cabelos tratados com química, seja permanente, alisamento, tinturas ou clareamento.

Ao lavar os cabelos, evite a água morna, pois geralmente ela deixa os cabelos muito ressecados, pois abre a cutícula dos fios, e com isso ele fica mais pronto à recepção da poluição, do sol, e dos agentes químicos.

Receita caseira para cabelos ressecados

Shampoo de conhaque e mel para cabelos ressecados

  • 1/2 copo de shampoo neutro infantil;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 copo pequeno de conhaque.

Misture os ingredientes, passe sobre os cabelos molhados em água morna, espere cerca de oito minutos e enxague os fios com água fria.

Hidratação profunda para cabelos ressecados

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é excelente para hidratar os cabelos, pois ele possui Vitamina E, e ácidos graxos, essenciais para a saúde e hidratação dos fios.

Ingredientes

Seis colheres de sopa de óleo essencial de macadâmia.

Como usar: coloque em um recipiente de vidro e aqueça no micro-ondas por 10 segundos, até ficar morno. Separe os cabelos em mechas, aplique o óleo ainda morno massageando bem cada parte do cabelo. Se preferir use uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos.

Deve-se ficar atento que algumas causas graves dos cabelos ficarem ressecados estão relacionadas à alteração de alguns estados de saúde, como por exemplo: deficiências nutricionais, anorexia nervosa, hipoparatireoidismo e hipotireoidismo.

Para evitar o ressecamento dos cabelos também é importante deixa-los sob os cuidados de profissionais qualificados, nem que seja mais caro. É fato que, você terá a certeza de que as melhores técnicas e os melhores produtos serão aplicados nos fios, fazendo com que fiquem saudáveis e bonitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here