Como evitar o cansaço nos treinos

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Um corpo saudável é aquele que recebe os nutrientes necessários para manter o organismo funcionando corretamente. A alimentação, atividade física e os cuidados com o corpo são as principais razões para ter um físico bonito.

Só que, se você está sentindo cansaço durante ou após os treinos, é preciso verificar a causa. Geralmente, é falta de carboidrato e proteína (responsáveis pelo fornecimento de energia), falta de hidratação ou estresse. Até mesmo o fator emocional pode ocasionar o cansaço muscular, uma vez que você não está concentrado completamente no exercício.

O principal erro das pessoas que frequentam academia e treinam é não respeitar os limites do corpo e da mente. Por conta de algum objetivo, concurso ou prova, o atleta fica alucinado em treinar (seja o esporte ou a musculação), porém não pode sobrecarregar o organismo, uma vez que pode prejudicar o desempenho e acarretar lesões musculares seríssimas.

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Sendo assim, se você anda muito estressado ou está sobrecarregando o treinamento, você deve descansar.

Alimentação e hidratação

O corpo quando está se movimentando intensamente, gasta mais energia, logo você deve alimentar-se bem antes do treino para a reserva de glicogênio ficar abastecida e aguentar a duração do treino.

Para evitar o cansaço, o primeiro passo é alimentar-se bem, consumindo alimentos de baixo teor glicêmico, muita proteína e carboidrato. O mesmo vale para a hidratação. Beber água deve ser uma ação constante. Por isso beba antes, depois e durante o treinamento para manter o organismo totalmente hidratado e para acabar com sua sede, principalmente se a carga for alta.

Periodização

Não tem problema algum treinar na academia todos os dias, entretanto os exercícios devem ser diferentes de um dia para outro, intercalando exercícios de baixa e alta intensidade para não sobrecarregar os músculos. Por isso mesmo que os atletas tendem a fazer musculação em um dia e no outro preferem fazer exercícios aeróbios. Assim, você consegue evitar o cansaço e a sobrecarga.

Alongamento

Para evitar a fadiga muscular nos treinos é necessário fazer o alongamento antes de começar os exercícios e depois da prática de atividade física. Manter o corpo alongado faz com que os músculos mantenham a elasticidade e previne qualquer lesão ou mau jeito durante o exercício.

Dormir

Nada como ter algumas horas de sono durante a noite para recarregar as energias. O corpo precisa de descanso para acordar disposto e para conseguir fazer as outras séries de exercícios. Sendo assim, você precisa dormir, no máximo, 7 horas por dia.

No começo, principalmente se você está começando agora a praticar exercícios físicos, as dores irão aparecer após o segundo dia. É totalmente normal. O cansaço muscular também quer dizer que está dando resultado ao seu esforço, mas é preciso ter em mente que não adiantará em nada continuar a sobrecarregar o corpo se você não descansar e respeitar os limites.

O melhor que você pode fazer é evitar que o cansaço te atinja. Por isso, descanse o corpo e a mente para que o desempenho físico não seja atrapalhado. Verifique em qual horário você se sente melhor ao treinar, isso pode fazer a diferença.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.