Como evitar espinhas

0
28

O nosso rosto é a principal região em que podem aparecer as temíveis espinhas, devido à oleosidade presente na face e o fato dela estar menos protegida. As espinhas podem atrapalhar o convívio social do indivíduo, uma vez que pode fazer com que sua autoestima baixe e ele se sinta envergonhado, excluído do mundo ao seu redor.

Realmente, as espinhas podem, literalmente, atrapalhar a vida. Os que mais sofrem, infelizmente, são os adolescentes que estão na puberdade, em que os hormônios tendem a estar a todo vapor. As meninas, por outro lado, quando menstruam, mesmo depois da adolescência, as espinhas voltam a aparecer durante a TPM. Dois aliados podem ajudar na luta contra este mal: a alimentação e os cuidados com o rosto.

A espinha aparece quando os poros estão obstruídos, formando camadas de pus e células mortas. Frequentemente, elas vão sem deixar cicatriz, mas dependendo do grau, podem deixar manchas e marcas na pele. O adolescente, daquele jeito que é, também não gosta de simplesmente espera-la ir embora. Gosta de espremer e passar diversos cremes no rosto, alguns até tomam medicamentos para evitar que elas voltam a aparecer.

--- continua depois da publicidade ---

Há alguns casos que realmente necessitam de procedimentos mais agressivos, mas não é a maioria. Como já dito, a beleza física, principalmente facial, é um dos assuntos que mais preocupam os jovens, principalmente se estão na escola e no colegial.

Como evitar as espinhas

Óleo do rosto: dependendo do dia quente, o rosto também transpira e tende a ficar oleoso. É nessa hora que você deve evitar duas coisas: passa a mão na face e deixar os cabelos caírem no rosto. Porque pode acumular ainda mais impurezas.

Limpeza: a higiene facial deve ser feita diariamente para evitar o aparecimento das espinhas. Assim, vá ao dermatologista e verifique quais hidratantes (esfoliante, adstringente, tônico e hidratante), você pode utilizar. Assim, você deve, com água morna lavar o rosto todos os dias.

Alimentação: as frutas que contém vitamina C são ótimas para a pele. Por outro lado, doces e alimentos industriais, e fast-food podem fazer com que o corpo produza muita toxina, resultando no aparecimento de espinhas.

Maquiagem: uma das regras primordiais que você, obrigatoriamente, deve seguir é não dormir, de jeito nenhum, com maquiagem. A limpeza dos poros é muito importante para deixar a pele sempre higienizada, justamente para os poros respirarem durante a noite. Falando nisso, é interessante trocar as fronhas dos travesseiros regularmente, porque se você sua à noite e gosta de dormir de bruços, o suor fica impregnado na fronha. Assim, quando você for dormir, nos outros dias, toda aquela sujeita é transferida para a face. Evite dormir com o rosto muito perto das fronhas que receberam o suor da noite anterior.

Água: para tudo que o corpo produz, é necessário beber água constantemente. A hidratação em si, garante que o corpo fique mais limpo ao eliminar as impurezas pela urina e pela transpiração. Beba muita água, afinal, até a pele agradece. Você perceberá que ela estará mais macia e renovada.  

Cuide da sua pele evitando o aparecimento das espinhas, mas como em muitos casos elas são inevitáveis, tome bastante cuidado ao lidar com elas para que não danifiquem a beleza da sua pele.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.