Como evitar a ansiedade

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Falar de ansiedade é muito relativo, afinal, apenas quem sente e quem sofre pode dizer exatamente como ela é. A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, onde a substância noradrenalina é liberada em nosso organismo, fazendo com que fiquemos apreensivas e nervosas.

A ansiedade pode vir em forma de crise, em que todo o corpo passa a ficar instável, onde sintomas podem ser confundidos conforme o que você está sentindo no momento. Entretanto, para cada pessoa a ansiedade pode vir de uma forma. Inclusive, tem sintomas de ansiedade são apenas passageiros por conta de algo que ainda vai acontecer e você está apreensiva. Assim, quando passa, a ansiedade vai embora. Mas, há outros casos que ela pode se tornar mais recorrente. Então, veja aqui como você pode evitar a ansiedade.

Sintomas da ansiedade

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Os sintomas são muitos, desde uma taquicardia até cefaleia. Tremores, tensões musculares inquietude entram nesse time também. A maioria das pessoas sofre com isso, pois, muitas vezes atrapalha uma relação, um trabalho, um compromisso e principalmente a sua saúde.

É muito difícil alguém de fora entender o que é sentir nervosismo a maioria do tempo por conta de um assunto que te deixa mal, ou um acontecimento, seja o que for, é complicado a pessoa que sofre de ansiedade lidar e desabafar com isso. Então, as pessoas ao redor delas devem ajudá-la, mantendo a sua calma e pedindo para respirar bem fundo. Se possível, desvie atenção dela para outros assuntos, faça com que ela fale, assim, a ansiedade tende a diminuir.

Como evitar a ansiedade?

Ansiedade é um problema que pode se tornar grave quando é crônico. Para isso ser evitado, há tratamentos específicos para sua prevenção. Realizar exercícios físicos de baixo impacto, como exemplo, a natação, caminhada, andar de bicicleta.

Faça ioga, meditação. Acupuntura e massagens relaxantes ajudam muito na diminuição da ansiedade. Chocolate e banana são alimentos que controlam a crise, então fique atenta, para alimentar-se bem neste período.

Dicas para diminuir a ansiedade

Mas antes desses tratamentos específicos, cuide de você mentalmente. Uma pessoa que é ansiosa deve seguir os seguintes passos: respirar profundamente; converse com você mesmo, tente se acalmar mentalmente primeiro; tenha consciência da mudança que você estará fazendo para o seu melhor, afinal só depende de você; tente-se distrair com qualquer coisa, obrigue sua mente a pensar em outra coisa; recorde momentos bons para afastar a ansiedade; tenha pensamentos positivos; viva o presente, não se amargure com o passado e não pense demais sobre o futuro. E, sobretudo: acredite em você.

Essas técnicas podem ajudar quando uma crise vier e atrapalhar seu dia, tendo convicção que você é capaz de mudar, já é meio caminho andado. Não deixe críticas negativas te abaterem, fique calma, você não consegue controlar tudo e nem todos, então não se desespere. Acreditar que você pode contornar a situação pode ser um caminho difícil, mas pratique o autoconhecimento. Olhe-se mais no espelho, fale com você.

Se esses tratamentos e técnicas não funcionarem, procure um profissional, ele irá ajudar.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.