Como evitar a anemia

0
7

A anemia é uma enfermidade que tem como ser revertida, se você fizer uma alimentação rica em nutrientes e tomar suplementos vitamínicos específicos.

A anemia é uma condição em que se há poucas hemoglobinas no sangue, logo, a circulação sanguínea tende a ficar rala e pouca oxigenação (o limite) que serve para bombear o coração e fazer as outras funções para garantir o equilíbrio do corpo.

A anemia impede que os músculos e órgãos trabalhem com força total, por isso que um dos sintomas é você se sentir fraco e com ausência de concentração. Nas crianças, por exemplo, é difícil dizer quando ela está com anemia porque fisicamente são muito relativos e podem estar relacionados com outras causas.

--- continua depois da publicidade ---

Mas, é sempre necessário ficar atento se o paciente aparentar as seguintes condições:

  • Dificuldade em se concentrar
  • Fatiga
  • Cansaço
  • Palidez

A maioria dos alimentos industrializados é o responsável em fornecer poucos nutrientes no desenvolvimento do indivíduo, logo, a alimentação deve ser refeita para garantir que o ferro, principalmente, seja absorvido corretamente pelo organismo.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é a mais comum de acontecer, porque diz respeito à ausência de ferro e a perda de sangue excessiva, seja por causa da menstruação contínua, pela gravidez, em que a mulher ingere menos ferro que o recomendado, cirurgia, ou trauma. Nesse caso, o que você deve começar a fazer é mudar a alimentação e realizar uma refeição rica em ferro.

Alguns alimentos que evitam a anemia são:

Aliás, o que você também pode fazer para evitar a anemia ferropriva é cozinhar os alimentos em uma panela de ferro, porque o ferro, tecnicamente, vai para o sabor e é absorvido pelo organismo. Logo, é outra forma de evitar a anemia.

Falando em absorver o ferro, a vitamina C é um forte nutriente que faz com que o ferro seja mais rapidamente absorvido. O ideal é consumir cerca de 250 mg de vitamina C.

Alguns alimentos que pode ajudar para aumentar a absorção do ferro são:

  • Frutas: morango, mamão, abacaxi, kiwi, manga
  • Verdura: repolho crespo, couve de Bruxelas
  • Pimentas
  • Legumes: brócolis, couve-flor

Cuidado

Mesmo que você tente mudar sua alimentação e incluir mais ferro no seu cardápio, você deve fazer exames que indiquem que o problema não está em seu metabolismo ou outras doenças associadas, como é o caso do câncer de cólon, que provoca a anemia.

A doença celíaca também impede que o organismo absorva ferro. Logo, você precisa descobrir a sua condição médica para tratar da anemia com um tratamento adequado e correto para a sua situação.

Já se o tipo da anemia for por deficiência de vitamina, você deve estar com ausência das vitaminas do complexo B12 e ácido fólico. Por isso, é indicado que você inclua no seu cardápio alimentos naturais, ricos em B12, tais como: peixes, laticínios e ovos.

Diante de qualquer suspeita de anemia, não perca tempo e procure um posto de saúde para exames específicos, pois, como visto acima, trata-se de um problema que deve ser resolvido o quanto antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here