Como estancar sangramentos

0
1324

Fazer os primeiros socorros em uma vítima de acidente, principalmente para estancar sangramentos pode ser assustador no começo já que você não é um médico ou especialista em saúde. Entretanto, é sempre interessante você ter uma noção de primeiros socorros para prestar assistência à vítima, de forma que ela não seja ainda mais prejudicada pela demora ou ausência médica.

Os simples sangramentos que podem ocorrer no dia a dia também devem ser bem cuidados e higienizados de modo que o sangue seja estancado a fim de evitar perda do mesmo. Assim, com o intuito de ensinar a vocês como estancar sangramentos, preparamos uns passos a passos para você conseguir socorrer e tratar a vítima, ou até mesmo você.

A primeira dica, antes de tudo, é você controlar a perda de sangue, mas é preciso manter a tranquilidade e não ter pressa. Geralmente, estancar um sangramento tende a ser bem rápido e prático, por isso a assistência não pode demorar.

--- continua depois da publicidade ---

Vamos separar o texto em duas partes: como estancar sangramentos em cortes pequenos e como estancar sangramentos em cortes maiores e profundos.

Como estancar sangramentos em cortes pequenos

Itens necessários:

  • Água
  • Vaselina
  • Vinagre branco
  • Amido de milho
  • Açúcar
  • Teia de aranha
  • Loção pós-barba
  • Pimenta
  • Pedra de Alume
  • Curativo

Todos esses itens acima citados servem para estancar imediatamente cortes e arranhões pequenos que estão saindo sangue. Por isso, você pode experimentá-los e cuidar da saúde.

Sobre estancar sangramento com teia de aranha

Você deve estar se perguntando por que tem teias de aranhas nessa lista. Imagine que você esteja fazendo uma trilha ou se aventurando em algum passeio mais radical ou até mesmo acampando, e você se corta e começa a sangrar. Se não tem água por perto ou qualquer outro item, saiba que a teia de aranha é capaz de estancar o sangramento e até fazer o corte se cicatrizar mais rápido, principalmente se você enrolá-las até ficar maços de algodão pequeninos.

A água é um ingrediente universal para estancar sangramentos pequenos, basta você utilizar água corrente, água fria ou água quente, seja para estancar ou cauterizar o corte. Para os outros itens, uma pequena aplicação diretamente no corte funciona perfeitamente, então não tem como se preocupar.

Como estancar sangramentos em cortes maiores e mais profundos

Se o ferimento for sério e você tiver que ajudar a vítima, o primeiro passo é deitá-la, para evitar que ela entre em choque. Caso o ferimento seja nos membros inferiores, eleve as pernas para ajudar no estancamento sanguíneo.

Mas, veja bem: caso você perceba que possa ter quebrado algum osso, você não deve mover a vítima de modo algum, nem deitando-a ou elevando qualquer parte do corpo, a não ser que seja visível e você possa conduzi-la para uma posição mais confortável.

O próximo passo é aplicar pressão no machucado e sangramento a fim de parar o fluxo sanguíneo naquela região. A pressão deve ser firme, seja com ajuda de panos ou até mesmo as suas mãos. O ideal é que você enrole um pano em volta do ferimento para a pressão ser estável.

Lembre-se de sempre higienizar muito bem as mãos após a prestação de socorro.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.