Como escolher um creme dental

0
74

Você considera algum fator quando vai ao supermercado comprar um creme dental? Para você, a pasta de dente, como conhecida, é um artigo comum, que se adquire sem se atentar aos seus componentes, seguindo na maioria das vezes o que se vê nas propagandas de TV? Se a sua resposta para estas duas perguntas for sim, cuidado, você pode estar cometendo um erro grave que pode ter consequências drásticas para a saúde dos seus dentes.

Abordaremos neste artigo algumas dicas que você com certeza levará em conta antes de comprar seu creme dental. Atente-se aos ingredientes, procure entender as necessidades dos seus dentes e cuide para ter uma saúde bucal invejável.

Prefira creme dental com flúor

--- continua depois da publicidade ---

Este mineral é um dos mais importantes componentes das pastas de dente. Ele age endurecendo o esmalte dos dentes, dificultando a formação de caries e outros problemas na dentição. Sabendo da importância do flúor para os dentes, cabe aqui, citarmos que, os peixes, vegetais e a água são fontes ricas deste mineral. Comê-los, fará bem aos dentes.

Coloque pouco creme dental

Não siga o que é mostrada na TV. Os comerciais exibem belas escovas com as fibras completamente cheias de creme dental. Um exagero! Coloque apenas a quantidade suficiente para espumar. Geralmente, toma-se com base o tamanho de uma ervilha, mas você pode fugir do excesso baseando na sua necessidade.

Creme dental para dentes sensíveis

Se ao comer ou beber algo gelado você sofre com dores nos dentes, é sinal que algo está errado. Você pode estar com sensibilidade, causada geralmente por alimentos quentes ou frios, ácidos, bebidas, que desgastam o esmalte dos dentes. Neste caso, o recomendado é procurar um dentista, e este te indicará a pasta de dente ideal, além de recomendar o tipo de escova, podendo até adotar um tratamento como a aplicação de flúor ou uma restauração, por exemplo.

Creme dental clareador

Muito se discute acerca da eficácia dos cremes dentais que clareiam os dentes. Nas imagens das propagandas e das embalagens tudo é perfeito, mas, há de se constatar que o clareamento total é impossível apenas com o uso do produto.

Os cremes dentais clareadores contêm uma maior quantidade de abrasivos, substância que resulta numa maior remoção das manchas dos dentes, geralmente  frutos de alimentos como o café, refrigerantes, e outros corantes.

É muito importante você evitar o uso dos cremes dentais clareadores por muito tempo, pois o uso constante pode resultar num desgaste dos esmaltes dos dentes, causando-lhes a sensibilidade e deixando-os mais vulneráveis.

Mais importante

Mais importante que usar o creme dental ideal, é escovar bem os dentes. São diversas as dicas de como escovar melhor, mas diante de tudo o que sabemos, uma boa escovação é aquela com a qual você consegue eliminar todas as impurezas acumuladas na sua boca em geral. É preciso ter atenção no momento da escovação, fazer movimentos diversos visando atingir todas as áreas a serem limpas, dando total atenção à gengiva e à língua.

Cuide bem do seu cartão de visita: o sorriso. Um sorriso bonito tem tudo a ver com a saúde dental. Siga estas recomendações sobre o uso do creme dental ou pasta de dente, como quiser denominar, faça consultas regularmente com seu odontólogo preferido, e tenha mais saúde.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.