Como emagrecer com a dieta da sopa

0
490

A dieta da sopa é mais uma com efeitos milagrosos, pois é possível em apenas sete dias perder o equivalente a sete quilos. Acreditando ou não, essa dieta traz grandes benefícios para aquelas pessoas que querem emagrecer rapidamente, entretanto, é recomendável fazer em apenas sete dias, pois já foi comprovado que ficar muito tempo com essa restrição alimentar pode trazer consequências para saúde, como tontura e fraqueza.

Lembrando que, a dieta da sopa é uma dieta com base em sopas (de diversos tipos) e pouca ingestão calórica, isto é, a maioria dos alimentos que você irá consumir contém nutrientes, como vitaminas, legumes e vegetais.

Como você irá comer apenas 1000 calorias por dia, aproximadamente, é aconselhável não praticar exercícios físicos que promovam amplo gasto energético, uma vez que seu corpo não terá energia suficiente para completar a atividade, podendo levar à falta de ar e até desmaios. Caminhar por 20 minutos e fazer atividades leves, como pilates, por exemplo, pode ajudar no emagrecimento também.

--- continua depois da publicidade ---

De onde surgiu a dieta da sopa?

A dieta da sopa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo em parceira com o Hospital do Coração, uma vez que era necessário o paciente com doença cardíaca perder peso rapidamente para poder realizar uma cirurgia. Assim, a dieta foi criada para atender às necessidades de saúde. Como o resultado é rápido, a dieta dá certo. Porém, esse tipo de restrição alimentar não diz respeito à reeducação alimentar, já que você deve voltar a sua alimentação após os sete dias. Então, para perder peso e não acontecer o efeito sanfona, é preciso ocorrer uma mudança de hábitos para conseguir atingir o efeito desejado. Por isso que após os sete dias, o ideal é começar uma dieta mais profunda, objetivando uma reeducação alimentar, ingerindo alimentos saudáveis e eliminando alimentos gordurosos e industrializados do cardápio, inclusive doces e açúcar.

Erros e acertos na dieta da sopa

O que muitas pessoas costumam fazer é lidar com o efeito sanfona que acontece logo depois da dieta. Assim, aconselha-se desenvolver um cronograma para voltar a dieta sempre que necessário, algo como uma semana sim e outra não, justamente para o corpo controlar a absorção de gordura. Entretanto, é preciso tomar cuidado nos temperos utilizados e no índice de sal colocado na sopa, já que pode não trazer resultados bons para o emagrecimento em si, por conta da alta taxa de sódio.

Resultados da dieta da sopa

Como a dieta é baseada em sopas, o indivíduo consumirá uma ampla quantidade de nutrientes, estes que são poucos consumidos no dia a dia durante as refeições, que são os legumes. Além disso, o seu organismo fica mais relaxado (e o sistema digestivo também funciona melhor), proporcionando excelentes noites de sono e deixando você mais saciada após as refeições. Os legumes utilizados nas sopas também possuem características que melhoram a nossa saúde, como ações antioxidantes e antivirais, protegendo o nosso sistema imunológico.

Sendo assim, a dieta da sopa tem suas vantagens e desvantagens. Que tal comer uma sopa hoje à noite?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.