Como eliminar o inchaço da barriga

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barriga inchada pode trazer muita indisposição para as pessoas, uma vez que o estômago fica dolorido, você tem dificuldade em evacuar e a barriga fica dura.

Tanto os homens quanto as mulheres sofrem desse mal que pode estar acompanhado com a prisão de ventre. Se você pensa que o inchaço da barriga está relacionado àquela gordura localizada, anda muito enganado. Afinal, o inchaço, geralmente, é passageiro.

A principal causa do inchaço da barriga é a má alimentação, principalmente se o seu cardápio diz respeito a alimentos que fermentam muito no estômago, que é o caso dos carboidratos, como o pão branco, bolos caseiros e farinha. Logo, a causa alimentar pode ser erradicada a partir do momento em que você começa a ingerir alimentos ricos em fibras.

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O inchaço da barriga pode ter a causa na retenção de líquidos na região abdominal. As mulheres, quando estão prestes a menstruar, tendem a ficar com a barriga inchada, logo, o chá verde ou o chá de carqueja são indicados.

Emergência

O chá verde é uma das soluções mais fáceis de fazer, porque o inchaço tende a diminuir e o estômago começa a funcionar melhor, inclusive pelo fato do chá verde ser um alimento de origem termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando os movimentos peristálticos do intestino.

Sabia que o chá é responsável pela filtração renal? Assim, os rins melhoram o desempenho. O chá, dessa forma, ajuda a eliminar os líquidos que ficaram retidos no organismo. Aliás, os alimentos ricos em fibras são essenciais para diminuir o inchaço da barriga, como as frutas ameixa e mamão.

Exercícios físicos

Quando você realiza exercícios físicos, você movimenta todo o seu corpo, realizando diversos movimentos peristálticos, melhorando o funcionamento do intestino e facilitando a eliminação de gases, diminuindo o inchaço na barriga. Logo, você deve praticar atividade física regularmente para que evite a retenção de líquido. É importante que você se hidrate bastante durante o exercício, para diminuir o bolo fecal e melhorar o trânsito intestinal.

Alimentação

Para evitar a retenção de líquidos, a prisão de ventre e o inchaço na barriga, recomenda-se que você substitua alguns alimentos do seu cardápio para lhe trazer maior sensação de bem-estar, como por exemplo:

Pão: substitua por pães ou cereais integrais, além de torradas que não contém glúten;

Leite: substitua por alimentos que tenham soja em sua composição;

Bebidas industrializadas: substitua por água de coco ou apenas a água, que é suficiente para melhorar a digestão e manter o corpo hidratado;

Doces: substitua por frutas e consuma as frutas com casca para regular o trânsito intestinal, uma vez que estas contém fibras alimentares;

batata doce e o feijão, por exemplo, também são alimentos que devem ser evitados quando se está com a barriga inchada ou prisão de ventre.

O importante é fazer uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e se hidratar bastante para que a barriga não fique inchada e para prevenir a retenção de líquidos. Então, siga estas dicas e mantenha o seu corpo saudável.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.