Como cuidar dos pés

0
30

Cuidar dos pés é importante em todas estações do ano, inclusive no inverno. Em tempos frios, a pele tende a ficar mais ressecada e seca, além disso utiliza-se vários calçados como botas e sapatos, por mais tempo, comprometendo o odor e a sola dos pés.

Pensando nisso, nós pensamos em algumas dicas úteis para você cuidar dos pés, e deixá-los lindos e macios.

Cuidando dos pés

--- continua depois da publicidade ---

A sola do pé é uma das partes mais afetadas, no dia a dia, quem trabalha em pé ou corre demais todos os dias, sabe bem disso, não é? Por isso, é importante cuidar sempre dos pés para não ter um problema mais grave ou alguma irritação. E para isso, você pode:

1 – Usar um bom esfoliante

Não tem jeito, às vezes a gente até esquece de passar o esfoliante para os pés, mas para mantê-los bonitos, fazer a hidratação com esfoliante é muito importante.

Lave os pés com água corrente e sabonete, após enxugue e passe o esfoliante próprio para os pés de sua preferência, deixe agir entre 3 a 5 minutos e enxague novamente.

A esfoliação deve ser feita toda semana, não é recomendável passar esfoliante nos pés todos os dias.

2 – Dar preferência a sabonetes antissépticos

Passamos boa parte dos nossos dias com calçados fechados, no inverno, entre elas, as famosas botas, que são bem elegantes, mas deixam um chulezinho indesejável, quando não se cuida bem dos pés, e para evitar esses odores, os sabonetes antissépticos podem ajudar.

Os sabonetes antissépticos são vendidos em qualquer farmácia e você pode procurar lavar os seus pés pela manhã e à noite, no mínimo.

Se você tiver um local durante a tarde para tirar os calçados, mesmo que por alguns minutinhos, também é possível lavar a sola dos pés com o sabonete antisséptico.

3 – Ficar de olho nas palmilhas

Outra maneira de evitar problemas na sola dos pés e odores é trocar com frequência as palmilhas dos calçados.

Quando você perceber que elas estão ficando gastas, sujas e nem uma lavagem der jeito, é porque elas já estão muito gastas, velhas, cheias de bactérias.

Você pode ainda optar por palmilhas personalizadas, caso sinta muitas dores nos pés, ou problemas para andar reto, mas se ainda assim esses problemas não amenizarem com elas, procure marcar uma consulta com um especialista.

4 – Escolher sapatos confortáveis

Aquele saltão pode até ser lindo, mas quando é usado por muitas horas, pode comprometer bastante a estética dos pés, deixando as solas deles secas, ressecadas, podendo ainda causar irritações, não só neles, mas também nos joelhos e na coluna, então, é sempre bom escolher sapatos confortáveis.

E é possível fazer isso, já que o bom de ser mulher, é que se pode escolher um calçado para cada ocasião, não é verdade?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.